ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Será mesmo que esse negócio de etiqueta é frescura?

Você certamente já se sentiu constrangido com perguntas e comportamentos de pessoas sem noção

Por Larissa Almeida (*) | 27/06/2024 14:28

Muitas pessoas pensam que etiqueta significa apenas decorar regras complicadas, que é coisa de gente fresca, ou coisa de aristocracia, que é uma realidade distante das pessoas comuns, que é sobre saber usar vários talheres e taças, entender como usar o guardanapo ou como se sentar corretamente. Mas, na verdade, a etiqueta se refere principalmente ao comportamento socialmente aceito em diferentes ocasiões e sobre gentileza e cuidado com o próximo.

Preste atenção nestas perguntas abaixo, muito comuns durante encontros entre amigos, familiares, vizinhos e até desconhecidos:

  • “Que linda a sua bolsa, é de couro? É réplica?”
  • “Olha, viajaram para a Europa né? Devem estar ganhando bem...”
  • “Esse colar que você está usando é joia ou bijuteria?”
  • “Posso levar o que sobrou da lasanha para casa?”
  • “Você não vai se casar não?”
  • “Vocês não vão ter filho?”, e as variações... “Quando vocês darão um irmãozinho pra ele”, “nossa, mas três filhos? É muito né?”
  • “Como você emagreceu tanto?”
  • “Nossa, você engordou muito desde a última vez que nos vimos né. Está tudo bem?”
  • “Você lembra de mim?”
  • “Você sabe quem eu sou?”

Quem sabe o básico sobre etiqueta entende que esse tipo de pergunta pode deixar a outra pessoa constrangida, e é completamente sem noção. Entender sobre os limites do que pode ou deve ser dito durante uma conversa, saber se comunicar e se comportar de maneira gentil e atenciosa é o que faz toda a diferença na sua imagem. E é também o principal objetivo das regras de etiqueta, que foram criadas para evitar embaraços, situações desconfortáveis e facilitar a convivência entre as pessoas.

Não basta vestir uma roupa bonita, cara e chique, e achar que é uma pessoa elegante. A maneira como você age com as pessoas no dia a dia é fundamental para que você consiga transmitir uma imagem positiva. E basta somar a isso uma comunicação gentil, assertiva, e uma vestimenta adequada que as chances de sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais crescem exponencialmente.

 (*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias