Será mesmo que esse negócio de etiqueta é frescura?
Você certamente já se sentiu constrangido com perguntas e comportamentos de pessoas sem noção
Muitas pessoas pensam que etiqueta significa apenas decorar regras complicadas, que é coisa de gente fresca, ou coisa de aristocracia, que é uma realidade distante das pessoas comuns, que é sobre saber usar vários talheres e taças, entender como usar o guardanapo ou como se sentar corretamente. Mas, na verdade, a etiqueta se refere principalmente ao comportamento socialmente aceito em diferentes ocasiões e sobre gentileza e cuidado com o próximo.
Preste atenção nestas perguntas abaixo, muito comuns durante encontros entre amigos, familiares, vizinhos e até desconhecidos:
- “Que linda a sua bolsa, é de couro? É réplica?”
- “Olha, viajaram para a Europa né? Devem estar ganhando bem...”
- “Esse colar que você está usando é joia ou bijuteria?”
- “Posso levar o que sobrou da lasanha para casa?”
- “Você não vai se casar não?”
- “Vocês não vão ter filho?”, e as variações... “Quando vocês darão um irmãozinho pra ele”, “nossa, mas três filhos? É muito né?”
- “Como você emagreceu tanto?”
- “Nossa, você engordou muito desde a última vez que nos vimos né. Está tudo bem?”
- “Você lembra de mim?”
- “Você sabe quem eu sou?”
Quem sabe o básico sobre etiqueta entende que esse tipo de pergunta pode deixar a outra pessoa constrangida, e é completamente sem noção. Entender sobre os limites do que pode ou deve ser dito durante uma conversa, saber se comunicar e se comportar de maneira gentil e atenciosa é o que faz toda a diferença na sua imagem. E é também o principal objetivo das regras de etiqueta, que foram criadas para evitar embaraços, situações desconfortáveis e facilitar a convivência entre as pessoas.
Não basta vestir uma roupa bonita, cara e chique, e achar que é uma pessoa elegante. A maneira como você age com as pessoas no dia a dia é fundamental para que você consiga transmitir uma imagem positiva. E basta somar a isso uma comunicação gentil, assertiva, e uma vestimenta adequada que as chances de sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais crescem exponencialmente.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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