Você tem cuidado da sua imagem profissional?
Vivemos em um tempo no qual apenas o conhecimento técnico na área de atuação não é suficiente se destacar
Quem nunca “perdeu” uma promoção para um colega mais simpático e que se relacionava melhor com a equipe? É preciso aliar a técnica ao comportamento adequado, à boa comunicação, e à aparência condizente com o cargo ou serviço que oferece. Além disso, a busca por mais qualificação deve ser rotineira. É importante nos colocarmos no papel de aprendizes, porque há sempre novidades a serem aprendidas em todos os setores.
Conheço profissionais que são excelentes, mas não prestam bom atendimento, não cumprem prazos ou são desorganizados, e por isso acabam perdendo clientes. Pessoas qualificadíssimas perdem promoções na empresa por não terem boa comunicação ou inteligência emocional para lidarem com as pressões. Ou pessoas que se comunicam bem, são educadas, gentis, mas não ligam para a própria aparência. Uma imagem profissional positiva depende de um conjunto de fatores.
Todas as pessoas inseridas no mercado de trabalho estão sendo avaliadas constantemente, em todos os aspectos, e cada detalhe importa. É importante estar atento aos seus pontos fracos (todos temos alguns) para tentar melhorar. Muitas vezes poucos ajustes na rota provocam enormes mudanças.
E, além de se observar e conhecer seus pontos negativos, procure ajuda profissional quando achar que precisa. Ninguém faz nada sozinho. Um terapeuta pode te ajudar a lidar com o estresse no trabalho. Um curso de oratória pode te ajudar a se comunicar melhor. Uma aula de etiqueta corporativa pode ser de grande valia para evitar situações embaraçosas. Uma consultoria de imagem pode te ajudar a melhorar sua aparência de acordo com seus objetivos.
Com autoconhecimento e ajuda, as nossas questões podem ser resolvidas de uma maneira mais simples e o nosso caminho rumo à uma imagem profissional de sucesso, mais fácil.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.