A 20 km/h, era um foguete. O primeiro trem de passageiros
Em 15 de setembro de 1.830, o primeiro ministro do Reino Unido, duque de Wellington, participou de um extraordinário evento em Liverpool: a inauguração da linha ferroviária que uniria esta cidade com Manchester, a 50 quilômetros de distância. Até então, as viagens de passageiros, eram feitas com diligencias, movidas à força de cavalos. Essa via também foi a primeira a contar com via dupla ao longo de seu percurso e a utilizar um sistema de sinalização.
Um desafio para os engenheiros.
Levantaram 64 pontes e viadutos. Entre eles, cortaram a dinamite uma montanha, a escavação foi de mais de três quilômetros com profundidade de 21 metros. Também tiveram de resolver como colocar trilhos em uma área pantanosa. Inventaram uma base de madeira, coberta com alcatrão e pedras, onde assentaram os trilhos.
Miséria e mortes.
A construção durou quatro anos. As condições de trabalho eram miseráveis. Os trabalhadores viviam perto das obras e eram frequentes os acidentes e lesões graves. Milhares morreram, a maioria por pedras caindo na cabeça. Durante a construção, varias pessoas da empresa duvidavam da capacidade da locomotiva a vapor para arrastar vagões cheios de pessoas.
A disputa das máquinas.
Com a construção da estrada quase terminada, fizeram provas para avaliar as capacidades de várias locomotivas e selecionar a mais adequada. Participaram cinco máquinas. George Stephenson e seu filho Robert, ganharam com sua locomotiva “The Rocket”, “ O foguete “. Alcançava uma velocidade média de 20 quilômetros por hora e transportava 13 toneladas de pessoas e vagões.
Ensurdeciam os passageiros.
Diziam que “o estrondo da locomotiva era ensurdecedor”. Outros acreditavam que “o organismo humano não estava capacitado para resistir a essas velocidades durante um tempo longo”. Mas era uma revolução. Os 50 quilômetros entre as duas cidades podiam ser percorridos em duas horas. A mesma viagem em barco levava doze horas e com as carruagens, entre quatro a cinco horas. As empresas de carruagens faliram em poucos meses. As primeiras viagens levavam apenas 250 passageiros por dia. Depois de um mês, eram mais de 1.200.