As dietas tem efeito real no envelhecimento saudável?
Poucos mostram, mas a verdade é que as dietas que diminuem as calorias estão fundamentadas na ativação do processo de reciclagem celular, conhecido como autofagia, cuja função principal é eliminar os componentes danificados de nossas células para mantê-las sadias. Não lhe contaram, mas dieta é sinônimo de autofagia.
Chegou o caminhão de lixo.
Dieta é como caminhão de lixo, que se encarregam de retirar os resíduos que produzimos. Quando esse serviço funciona bem, a cidade fica limpa. Se a coleta de lixo deixa de funcionar, o lixo se acumula e nossa qualidade de vida diminui. Isto é a autofagia. O serviço de coleta de lixo e reciclagem de nosso corpo. Essa descoberta é tão importante que mereceu um Prêmio Nobel, concedido ao japonês Yoshinori Ohsumi.
De 3.000 calorias para 1.000.
Os estudos realizados em humanos, denominados ensaios clínicos, demonstraram que a restrição calórica pode melhorar algumas das enfermidades relacionadas com o envelhecimento, principalmente cardiovasculares. Todavia, essas pesquisas não são consideradas completas pois exigem que se desenvolvam a longo prazo, algo quase impossível. Nos países ocidentais consumimos pouco mais de 3.000 calorias por pessoa, como média. Seguir essa dieta implica em reduzir para 1.000 calorias por dia. Seria como reduzir todas as três refeições por pouco mais da metade. Sem nunca mais voltar às três refeições completas. Quem tentou, geralmente teve problemas psicológicos ou o conhecido efeito rebote.
Chegou o CALERIE 210, reduzir em 12%.
Quem inventou essa alternativa foi um consórcio de universidades norte-americanas. Foi chamada de estudo CALERIE. Os "heróis" que conseguiram manter essa dieta por dois anos tiveram algumas melhorias, a mais importante foi a diminuição da pressão arterial. Esse mesmo consórcio, observando que o estudo CALARIE era inviável para pessoas comuns - exige acompanhamento de médicos, psicólogos, enfermeiros e cientistas - está propondo o que denominam de CALERIE 210. Esse estudo propõe reduzir as calorias em 12% ao longo de dois anos.
Eliminar uma refeição.
O CALERIE 210 é praticado eliminando uma das três refeições diárias ou ficar em jejum intermitente - alimentação completa em um dia, e zero comida no outro. Não é tido como "missão quase impossível" como o original CALERIE. Muitos povos o praticam, por um mês inteiro, sem sofrer dano psicológico algum. E esta é sua vantagem. Não necessita de acompanhamento de profissional algum e não está dando efeito rebote. Seria como retirar o lixo um dia sim e outro não. O efeito visível até agora é sobre o sistema circulatório.