ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 34º

Em Pauta

As mortes dos Sócrates, mais vale uma vida bem vivida

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/02/2022 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Ninguém sabe o que ocorreu. O fato é que Atenas levou Sócrates a julgamento. Foi acusado de perverter a juventude e ofender os deuses. Acusações que não se mantinham em pé, não tinham sentido. Não causava mal a ninguém. Andava descalço pelas ruas, acompanhado de  alguns jovens, sempre provocando debates. Só os invejosos de sua fama queriam acabar com ele.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O julgamento de Sócrates de Atenas.

Sócrates se defendeu muito mal no julgamento. Ficou a impressão de que ele não se importava com a morte. Platão, o responsável por sua glória póstuma, não apareceu no dia de sua defesa. Estava enfermo. Seus discípulos presentes, se sentiram confusos e decepcionados com o que Socrates disse perante um numeroso tribunal.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Fico, não fujo.

Fugir era muito fácil e custava pouco dinheiro. Um de seus discípulos, Críton, era rico, lhe propôs uma fuga tranquila. Sócrates não aceitou. Amava Atenas mais que sua vida. Havia combatido nas Guerras do Peloponeso contra os jônios. Ensinava que as leis de uma cidade eram sagradas e deviam ser respeitadas e que as sentenças, ainda que absurdas, deviam ser cumpridas. Bebeu a cicuta com serenidade e se submeteu às indicações do verdugo de que deveria banhar-se e distender o estômago para o veneno agir rapidamente.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Futebol dos jogadores paparicados e alienados.

Em tempo de polarização extrema, em que quase todas as figuras públicas querem ser despolitizadas, o futebol virou um ponto inerte e alienado. O recente Manifesto Apolítico da seleção brasileira, em relação à Copa América, em plena pandemia, reacendeu o debate sobre o papel dos ídolos desse esporte. Sócrates, o do Corinthians, foi lembrado em quase todas as matérias que trataram do assunto. Ficou escancarado que nossos jogadores só querem ser paparicados, tratados como idiotas com uma bola nos pés.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O mais politizado.

Sócrates, o Magrão do Corinthians, foi o craque mais politizado de nosso futebol. Era quem imprimia em campo, com seus surpreendentes passes de calcanhar, e fora, com sua personalidade, a fuga dos padrões. Poderia, tal como o de Atenas, ser culpabilizado por "perverter" a juventude. Intelectualizado, formado em medicina pela USP, o meia-atacante, batizado em homenagem ao grego, foi um grande pensador, nos estádios e nos palanques em prol das Diretas Já.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Se mudar, fico.

Sócrates Brasileiro, cansou de lutar. Em 1984, quando de sua ida para a Fiorentina ocupava as principais manchetes do país, foi fotografado para uma capa de revista esportiva com as vestes de D. Pedrinho I, imperador do Brasil. O título era: "Se o Brasil mudar, eu fico". O Brasil demorou a se democratizar e Sócrates não ficou. Sem ele, a Democracia Corinthiana foi perdendo força, mas seu legado é eterno. Lutou durante três meses pela vida. Morreu dizendo que não temia o fim.  Sócrates de Atenas e Sócrates Brasileiro nos ensinam que mais vale uma vida bem vivida, que morrer coberto com o manto da covardia, da pusilanimidade.
Nos siga no Google Notícias