As novas tecnologias que ajudarão os árbitros
O Mundial da Rússia será o primeiro que contará com a tecnologia como aliada nas jogadas polêmicas que venham a ocorrer. A implantação do VAR, principalmente, será uma ajuda fundamental para o coletivo de árbitros. Mas há alguns detalhes que não foram esclarecidos no Brasil, como a incapacidade do árbitro solicitar a ajuda do VAR. Vamos às revisões das jogadas polêmicas:
Como funciona o VAR?
A característica mais destacável desse sistema de monitoramento à distância é que ele avisará o juiz; este não pode solicitá-lo.
Em baixo dos paus.
O fim dos gols fantasmas será possível graças à localização exata da bola. Isso será calculado, em 3D, contínua e automaticamente, por triangulação, inclusive se só for visível por duas das câmeras.
O cartaz do Mundial da Rússia.
O cartaz oficial desta edição do Mundial, desenhado por Igor Gurovich, foi inspirado no construtivismo russo. Entre formas geométricas e linhas se levanta Lev Yashin, legendário goleiro que rompe em diagonal a imagem até alcançar a bola. Formalmente, superpões linhas e cores. Na bola está desenhado o mapa da Rússia. Os conceitos representados relacionam a uma lenda do esporte, um herói do futebol, com o planeta Terra envolvido em uma bola. A imagem apresenta similitudes com outra lenda da indústria aero-espacial russa: o Sputnik
Um cartaz da Copa trás símbolos e tradições russos.