Cacau em excesso. Chocolate mais barato
Boa notícia para os "chocólatras". Péssima para os plantadores. Após anos de muita procura e preços elevados, a oferta de cacau começa a superar a procura e a ameaçar uma redução drástica nos preços do chocolate em todo o mundo.
De acordo com a Bloomberg, a colheita da Costa do Marfim chegara em 2017 a um recorde histórico de dois milhões de toneladas métricas. No passado, os anos de escassez do cacau levaram seus produtores a aumentar o investimento em melhorias e o número de plantações. Muitas dessas plantações só agora começam a produzir as primeiras sementes e a contribuir para o excesso de produção. Além disso, as condições meteorológicas ajudaram a compor o cenário de produção excessiva com muitas chuvas e poucos ventos prejudiciais.
Como consequência, os cerca de 800 mil produtores da Costa do Marfim têm mais grãos do que nunca para vender nos mercados de matéria-prima que abastece a indústria mundial de chocolates. Diz a Bloomberg que o valor do cacau já caiu 30%. E pode cair ainda mais. Uma Páscoa "enchocolatada" deixou de ser uma quimera.
O primeiro celular apresentado há 44 anos era assim...
Chamava-se DynaTac e foi apresentado há 44 anos pela Motorola. O primeiro celular custava em torno de R$12.000 e pesava mais de um quilo. Começou sua belíssima carreira no dia 03 de abril de 1973. Demorava mais de 10 horas para carregar a bateria. Só suportava meia hora de conversação. Era exclusividade para bilionários, um quase protótipo. Somente em 1984 chegaria às lojas em grande quantidade, mas preservava os preços elevadíssimos e o peso.
A primeira fronteira a ser batida foi a do peso. Em 1990, já existia um Motorola pesando dez vezes menos que o original. Na década seguinte a luta travada pelas empresas foi pela construção do celular "mais fino". O Razr V3, tinha apenas 13,9 milímetros e era fabricado em alumínio aeronáutico. A batalha seguinte foi pelo armazenamento de dados. Essa história hoje é contada pelos mais de 6 bilhões de aparelhos existentes no mundo.
Truques usados pelos supermercados para consumirmos mais.
Ofertas de supermercado nas costas da camiseta de time de futebol
O Fluminense de Feira de Santana deu um passo além do tradicional marketing que é feito nas camisetas dos jogadores de futebol. As camisetas viraram folhetos de ofertas do supermercado que patrocina o time. Dessa maneira, o número "10", do jogador Fernando Sobral, passou a ser o "10,98", mostrando a oferta de pizza. O número "5", passou a ser "5,98", preço do shampoo Palmolive.
Essa estratégia, utilizada domingo passado, já havia sido usada na partida anterior, contra o Vitória pelo Campeonato Pernambucano.