ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Câncer: um suicídio não autorizado. O corpo te matando

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/08/2021 08:19
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Abominamos mais o câncer do que qualquer outra doença. Grande parte desse medo é relativamente recente. Em 1896, pesquisaram as doenças mais temidas, o câncer foi pouco lembrado. Difteria, varíola e tuberculose constituíam preocupações maiores. Mas, até mesmo ser mordido por um animal raivoso ou surpreendido por um terremoto, aterrorizavam mais as pessoas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não viviam para ter câncer.

Isso acontecia em parte porque a maioria das pessoas dificilmente vivia tempo suficiente para ter a doença. Não que ele não existisse, simplesmente não parecia algo assustador. Era como a pneumonia nos dias atuais. É uma das causas de morte mais comuns, e contudo poucos a temem, pois está associada a gente idosa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

40% descobrirão ter câncer.

Entre 1900 e 1940, o câncer saltou do oitavo para o segundo lugar como causa de morte - atras apenas das doenças cardiovasculares. Desde então, lançou uma longa sombra em nossas percepções da mortalidade. Hoje, cerca de 40% das pessoas descobrem ter câncer em algum ponto da vida. Muitos o terão sem saber e morrerão de alguma outra coisa antes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Metade dos homens não descobre o câncer na próstata.

Para metade dos homens com mais de 60 anos e para três quartos acima dos setenta, o câncer de próstata não é descoberto. Alguém sugeriu que se todo homem vivesse o suficiente, todos teriam câncer de próstata.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Totalmente interno.

Devido à intensa propaganda, tendemos a pensar no câncer como algo que pegamos, como uma infecção bacteriana. Na verdade, ele é totalmente interno, um processo, em que o corpo volta-se contra si mesmo. Em suma, o câncer é, por mais chocante que seja, seu corpo fazendo o melhor que pode para te matar. Um suicídio não autorizado. Células cancerígenas se parecem com células comuns, exceto pela proliferação descontrolada. O corpo, às vezes, deixa de detectá-las. Só há uma saída razoável: exames frequentes. Temos de parar essas células que "nos suicidam".

Nos siga no Google Notícias