Capitalização da Eletrobras aumentará mais conta de energia
Ainda que venha sendo propagandeada como venda da Eletrobras, a proposta que está sendo debatida no Congresso é, em verdade, de capitalização e não de privatização. Há apenas o aceno de vendas futuras de ações, uma cenoura na frente para agradar aqueles que sonham com a privatização. O que há é apenas um plano de capitalização.
Qual modelo de administração será adotado?
Deve ser colocada uma indagação: o modelo atual da empresa será mantido? O atual é uma mera holding responsável pelos investimentos. Quem será responsável pelos obrigatórios investimentos? Mas essa é uma discussão que tem levantado pouco interesse, ainda que fundamental. O que efetivamente tem sido motivo de preocupação são os jabutis colocados nessa árvore da capitalização da Eletrobras.
Uma árvore cheia de jabutis que custa 10%.
Quem colocou os jabutis nessa árvore de capitalização da Eletrobras? Como todos sabem, jabuti não sobe em árvore. Quem é responsável pelos vultosos ganhos extraordinários que estão elencados nesse plano? São jabutis mal cheirosos, ensejam dúvidas de interesses inconfessáveis. E a pior parte dessa história é que todos pagaremos pelos jabutis milionários. As entidades ligadas ao setor elétrico calculam que esses jabutis devem custar pelo menos R$41 bilhões ao consumidor brasileiro. Traduzindo em bom português: preparem-se para um aumento fixo de no mínimo 10% em tua conta de energia. A última má noticia é que esse plano será aprovado no Senado na próxima semana. Nossos venerados deputados já o aprovaram. Não tem homens nem para pegar jabutis pelo rabo....
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.