Cincinato e Clódio, nasce a direita e o populismo
Há uma vertente do pensamento ocidental garantindo que a democracia nasceu em Atenas, na Grécia. Não é tão simples. O método de escolha livre de representantes ateniense não era realizado por votos, era um sorteio, com bolas brancas e pretas colocadas em uma caixa. Eleições, como as entendemos atualmente, só foram ocorrer na Roma antiga. E o primeiro herói dos patrícios, da elite romana, tem nome e história bem conhecidos.
A direita nasce com Cincinato, modelo de virtude.
Lúcio Quíncio Cincinato foi considerado pelos romanos, especialmente pelos patrícios - a elite - como um herói, um modelo a ser copiado. Virtude e simplicidade acompanham seu nome através dos tempos. Não à toa, Cincinnati, a cidade de Ohio, o homenageia com seu nome. Cincinato foi eleito senador, e desistiu do manto púrpura, ao ver suas ideias rechaçadas pelos defensores da plebe quando da votação da Lex Terentilia, um imbróglio que não se resolvia. Todavia, assim que as tropas romanas foram cercadas pelas tribos bárbaras, chamaram Cincinato para defender Roma. Cincinato comandou a vitória e, a seguir, retornou à vida pastoril, desistindo novamente do manto púrpura. Sempre defendeu seus ideais, nunca a sua perpetuação no poder.
Clódio, o primeiro populista.
Uma das figuras mais controversas da história, Clódio vem sendo o modelo de dezenas de políticos através da história. Após ser denunciado de ter cometido incesto, a vida política de Públio Clódio Pulcro naufragava. Não tinha como ser eleito para o Senado. Tido com excêntrico, arrogante e agressivo, a única vaga que restava era destinada a um representante da plebe. E Clódio não poderia concorrer a ela, era um patrício. Mas não se fez de rogado, "arrumou" um pai, mais jovem que ele, saído da plebe, e venceu as eleições. É provável que Clódio tenha sido o criador do Bolsa Família romano, a distribuição de cereais gratuitos para a plebe. Sempre sobre suspeita, e carreando imensa quantidade de adversários, Clódio foi o criador das primeiras milícias de rua para a defesa de um político. Era chamado de "rei da rua romana". Só se manteve no poder graças a elas. Mas seu poder terminaria por essa mesma via. Um senador mais rico e inteligente criou outra milícia - com treinadores de gladiadores e seus homens - muito mais eficaz que a de Clódio.