Como comprar uma residência por 1/8 do seu valor
Há dois anos, venderam uma mansão, rodeada de vinhedos e montanhas, no Estado da Califórnia. Não foi uma transação normal. A mansão, à venda por 2,2 milhões de dólares, foi comprada por oito pessoas que não se conheciam, por 275.000 dólares cada uma. Assim, por uma fração de seu preço, se converteram em proprietários de uma segunda residência de luxo, que podem desfrutar por várias semanas ao ano.
As empresas que administram as co-propriedades.
Essa foi a primeira aquisição de uma mansão de luxo, em regime de co-propriedade, administrada por uma empresa denominado "Pacaso". Esse mercado, que aproxima as pessoas das mansões, vem sendo popularizado nos Estados Unidos e na Europa. É uma forma simples de ter uma excelente residência na praia, no campo ou em uma cidade turística.
Todo mundo quer uma casa de férias.
A ideia do negócio se assenta em um desejo universal: todo mundo quer uma casa de férias, ainda mais se dispuser de piscina, academia, muitos apartamentos... mas nem todo mundo pode pagar por ela. Ou não quer investir muito dinheiro nesse imóvel. Um estudo diz que os proprietários tradicionais de casas de férias, delas não desfrutam nem 25% dos dias do ano.
Como é feita a administração das mansões.
A empresa se encarrega de selecionar e comprar as mansões para logo comercializá-las em regime de co-propriedade. É ela também que aglutina os prováveis co-proprietários, oito no máximo, e cria uma sociedade limitada. A empresa ainda oferece serviços de financiamento, reformas, desenho de interiores, pagamento de faturas, limpeza e jardinagem. O co-proprietário só tem de aparecer na casa e dela desfrutar.
Usar a mansão 42 a 45 dias por ano.
Façam as contas, realmente necessitam de mais de 42 ou 45 dias dias por ano de uma mansão? Sua fração da co-propriedade poderá ser cedida à familiares ou amigos. Caso não a use, poderá alugá-la. As regras para o calendário de uso da mansão deve ser feito no momento da aquisição da fração do imóvel. Não há regras fixas. Rotação dos dias de feriados e férias longas, são as regras que aparecem com mais frequência. Também aparecem as regras para reservar com bastante antecedência, além das reservas de último momento, quando a casa estiver com a agenda vaga. Quem administra os aluguéis é a empresa.