ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 35º

Em Pauta

Como o primeiro de abril virou o Dia da Mentira

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/04/2022 08:33
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os trotes se repetem ano após ano. Quem nunca brincou com um parente ou um amigo no primeiro de abril? Essa é uma antiga tradição que veio para ficar. Uma pergunta intriga muitas pessoas: como o Dia da Mentira foi eternizado em nossas vidas?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Confusão na troca do ano novo.

A versão mais aceita é que a origem dos trotes no primeiro de abril está no século XVI. Em 1582, o papa Gregório XIII, instituiu o calendário gregoriano na Europa. Esse novo calendário marcava o começo do ano no primeiro de janeiro. Até então, como era na Roma antiga, o ano começava em março. No início, essa mudança gerou muita confusão. Por teimosia ou desconhecimento, muitos europeus continuaram brindando o ano novo em março. Os trotes no primeiro de abril teriam como mote esse equívoco.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Longos séculos para mudar a folhinha.

A reforma do papa tentou acabar com a bagunça na data do ano novo, passaria a ser no primeiro de janeiro, e ponto final. Mas nem todos respeitaram. Muitas aldeias e cidades continuaram adotando várias datas em março. A Inglaterra só foi adotar a nova folhinha em 1.752. A França só conseguiu impor a mudança em 1.789, durante a sua mais famosa revolução.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Casamentos falsos.

Essa bagunça generalizada criou os trotes do primeiro de abril. O mais comum era o anúncio de casamento falso. Arruaceiros também pregavam cartazes com supostas novas leis (éditos) de conteúdo jocoso.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Dia dos Bobos.

Outra explicação é que o primeiro de abril era o Dia dos Bobos, uma antiga festa romana. Essa festa deu origem ao "April Folls Day", o Dia dos Bobos inglês. Essa teoria é reforçada por uma passagem no famoso livro "Contos da Cantuaria" , de 1.392, escrito por Geoffrey Chaucer. Em um dos contos - "A Freira do Padre" - aparece uma raposa enganando um galo no trigésimo segundo dia de março, isto é, no primeiro de abril.

Nos siga no Google Notícias