ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

Devemos tomar vitamina D? O que diz a ciência?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 14/07/2024 10:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Houve um tempo em que parecia que todo mundo deveria tomar vitamina D. Preconizavam que essa vitamina, que em verdade é um hormônio, protegeria contra uma série de males, desde problemas ósseos até cardiopatias e câncer. Recentemente, todavia, novos estudos parecem ter desmentido muitas dessas afirmações. A vitamina D não é o Santo Graal que previne tudo. A ciência teme que os entusiastas dos suplementos abusem dela, crendo que mais é melhor. É como tudo na vida: não devemos tomar muita vitamina D e nem pouco. Mas qual é o ótimo, qual a dose ideal? A resposta é: depende da pessoa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O começo.....

A importância da vitamina D saiu à luz no começo da Revolução Industrial. No final do século XVIII, quando os habitantes de países onde o sol pouco aparece, os operários trabalhavam exclusivamente dentro de prédios onde a luz solar não existia. Os ossos deles sofriam deformações e se debilitavam. Os cientistas descobriram que a exposição ao sol curava e prevenia algumas enfermidades ósseas. No Brasil, há quase 900 mil pessoas com deficiência de vitamina D. Difícil explicar uma multidão que foge do sol o ano inteiro por decisão estética. Se todos tomassem de cinco a dez minutos de sol por dia, não teríamos necessidade de tomar essa vitamina.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Em vez de suplementos, alimentos.

Não há decisão melhor sobre essa vitamina que escolher os melhores alimentos. Os melhores alimentos são a truta, salmão, atum, leite de soja, leite de vaca, champignon e suco de laranja. Nem todos necessitam de cuidados. Os grupos da população mais propensos à deficiência de vitamina D são os lactantes que não recebem leite com fórmula enriquecida, os idosos (cuja pele produz essa vitamina com menos eficácia), as mulheres grávidas e os que têm pele escura pois a pigmentação da pele bloqueia luz ultravioleta. Basta 1.000 UI por dia. Doses maiores, não são aconselhadas por não terem melhores estudos que as indiquem. E pode levar à deterioração óssea e a problemas renais.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias