Eram os dinossauros mais estúpidos que os humanos?
Quando Muhammad Ali foi mais uma vez reprovado no teste de inteligência do exército dos EUA, declarou: "Eu apenas disse que era o maior; nunca disse que era o mais esperto". Em nossas metáforas e contos de fadas, o tamanho e o poder sempre são contrabalançados pela falta de inteligência. A astúcia é o recurso do pequeno. Pensem em Davi derrotando Golias com uma funda ou em Joãozinho derrubando o pé-de-feijão do gigante.
Cabeça de ervilha.
A descoberta dos dinossauros, no século XIX, forneceu, pelo menos aparentemente, um exemplo por excelência da correlação negativa entre tamanho e astúcia. Com seus cérebros de ervilha e corpos gigantes, os,dinossauros tornaram-se um símbolo da estupidez pesada. E sua extinção apenas parecia confirmar não terem passado de um projeto fracassado.
Cérebro adequado.
Mas o tempo passou. O entendimento que hoje temos do cérebro do dinossauro é de que seu tamanho é adequado ao de qualquer réptil. O brontossauro que patinava no lago, sem dele conseguir sair, é visto pelos cientistas correndo em terra firme, apenas para dar um de tantos exemplos das mudanças nos estudos dos dinossauros.
A extinção é vergonhosa?
Mas a melhor ilustração da capacidade dinossáurica é a questão da extinção. Para a maior parte das pessoas, a extinção carrega muitas das conotações atribuídas ao sexo - algo vergonhoso, que ocorre com frequência, mas que não deve ser discutido em círculos respeitáveis. Mas tal como o sexo, a extinção é uma fatalidade da vida. É o destino último de todas as espécies.
100 milhões de anos contra 50.000 anos.
O fato notável acerca dos dinossauros não é que eles se tenham extinguido, mas que tenham dominado a Terra durante tanto tempo. Os dinossauros mantiveram-se durante 100 milhões de anos, enquanto os humanos estão aqui há apenas 50.000 anos, uma insignificância. Agora, façam um último teste dentro de nossos sistema de valores: conhecem alguém que apostaria uma soma substancial na proposição de que o Homo sapiens durará mais tempo que o brontossauro. Antes da aposta, mostrem os inúmeros gatilhos das bombas atômicas. Todos nas mãos de estúpidos. Aliás, criar gatilhos para bombas que nos exterminarão é ainda mais estúpido. E criar esse tipo de bombas?