Está com dor de barriga? "Tome" hipnose
A hipnose consegue ajudar quem sofre com prisão de ventre ou o inverso, idas frequentes ao banheiro, um conjunto de sintomas conhecidos por "síndrome do intestino irritável". Segundo um estudo britânico, a hipnose se mostra benéfica atuando nas interações cérebro-intestinais que sustentam esse distúrbio.
12 sessões semanais.
Os voluntários desse estudo passaram por 12 sessões semanais, de 45 a 60 minutos. Sob estado hipnótico, esses pacientes eram orientados a colocar as mãos no abdômen e sentir calor e conforto no local. Também recebiam sugestões para visualizar imagens relacionadas à normalização do funcionamento do intestino. Uma sugestão para pacientes com intestino solto era mentalizar o órgão como um rio de correnteza violenta, que aos poucos tinha sua correnteza fluindo mais lenta e suavemente. A maioria dos voluntários melhorou seus quadros intestinais.
Hipnose funciona?
Nos EUA e na Europa é uma das maiores modas, junto com a meditação (mindfulness). Parto, dores crônicas e até treinamentos de atores ou de esportistas, vem empregando a hipnose ou o conjunto hipnose com meditação. O que sabe é que todo mundo é sugestionável em algum grau, mas esse grau varia muito de pessoa para pessoa. Indianos e mexicanos, povos muito espiritualizados, tendem a ser mais hipnotizáveis. O que acontece na hipnotização é o seguinte: os hipnotizados recebem sugestões que vão progredindo em complexidade. Relaxar os olhos e não conseguir abri-los é comum. Ter alucinações é para os mais sugestionáveis.
Não fica com sono e nem precisa de lugar tranquilo.
Há alguns mitos sobre a hipnose. "Você está com sono, vai dormir profundamente". Isso é hipnose de cinema. Papo furado. O hipnotizado não dorme durante a sessão. É o contrário, ele precisa estar acordado. Também não precisa estar em um lugar tranquilo e só se hipnotiza quem estiver disposto a receber as sugestões. Não há como hipnotizar alguém que não deseje.