Jogos Hereus, a Olimpíada das mulheres
Na Grécia, as mulheres não foram alheias à prática de esportes. Se na maior parte do que hoje é a Grécia não existia incentivo aos exercícios físicos femininos, em Esparta, a situação era invertida. Por lá, acreditavam que “uma mulher forte engendraria filhos fortes”. Nessa “polis”(cidade), elas praticavam corridas, lutas, salto a distancia, além de lançamento de disco e de lança.
Jogos Hereus.
Os jogos existiram em varias polis. O mais famoso, em Olimpia, daí o nome “Jogos Olimpicos”, existiram competições reservadas às mulheres. Eram chamados “Jogos Hereus”, celebrados em honra da deusa Hera. A informação que temos sobre essas competições, por desgraça, é escassa. Os estudiosos só conseguem provar que elas disputavam provas de corrida dentro de estádios. As participantes, distribuídas em três categorias em função de sua idade, corriam com os cabelos soltos e vestiam uma túnica que chegava acima dos joelhos e mostrava o ombro direito até o peito.
A mulher de Zeus.
Hera era uma das mais importantes deusas da mitologia grega. Venerada em diversos locais da Grécia, era conhecida como a “rainha dos deuses”, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Era a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.