ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Não dá para distinguir rostos criados por computador dos reais

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/04/2022 09:55
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Você consegue distinguir os rostos reais dos criados por computador dentre os oito que estão acima? Para facilitar, coloquei em ordem. Os quatro rostos da parte de cima são criados por computador, não existem na realidade. Os quatro rostos da parte de baixo são reais. Facilitei a observação ao colocar três rostos da parte de baixo com olhares ou musculação facial mais tensa. Saiba que no teste verdadeiro não havia essa "moleza", misturaram todo tipo de rostos e feições.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Só 59% de respostas corretas.

O teste original era composto por 219 pessoas que foram previamente instruídas sobre caras sintéticas. Após cada resposta, informavam se haviam acertado ou não. Cada pessoa analisou 128 rostos. A porcentagem de respostas corretas alcançou 59%. Os rostos mais difíceis para classificar foram os de pessoas brancas. A Universidade de Lancaster, que realizou os testes, acredita que essa diferença se deve ao fato de que os algoritmos usados foram mais treinados com rostos brancos. O teste usou rostos de brancos, negros, asiáticos e do Oriente Médio em igualdade numérica.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Perigo: em breve, você não distinguirá rostos, corpos, prédios......

Ao término da pesquisa, a universidade preveniu que, brevemente, não conseguiremos distinguir rostos, corpos, prédios, animais.... tudo poderá ser criado em um computador. Dizem eles: imaginem teu rosto com um corpo virtual praticando sexo. Isso é perigoso e já é possível ser feito. Também advertem que é possível "clonar" o rosto de um candidato à presidência e colocar qualquer corpo que bem desejarem em qualquer posição imaginável. Os rostos foram criados por inteligência artificial chamado "redes generativas", GAN é a sigla em inglês.

Nos siga no Google Notícias