ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

No princípio era o coach! Era capaz até de mudar teu DNA

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 26/11/2024 11:30
No princípio era o coach! Era capaz até de mudar teu DNA

No principio era o verbo, reza a Bíblia. Mas essa é uma escritura esquecida na poeira do tempo pelo coach. Para eles, o principio era eles mesmos. Criavam vida. Criavam DNA. E não era um DNA qualquer. Era um DNA que lhe faz falta, o código genético que te leva a ganhar dinheiro. Para criá-lo, não precisava de esforço nem de estudo, bastava mentalizar. O coach começava a chegar no Brasil nos anos 90 era outro, era mais um coach corporativo, que prometia melhorar as habilidades para negociar e fazer você chegar lá, no mundo restrito dos líderes empresariais. Um tipo reservado. Não se dedicava às redes sociais e às palestras. Sua fama passava boca a boca. Fazia atendimentos individuais ou para pequenos grupos.


No princípio era o coach! Era capaz até de mudar teu DNA

Vale tudo.

Mas todos sabem que o termo “coach” virou outra coisa, que não serve só para o mundo do trabalho. Ser “coach” está virando quase uma ideologia. Começam a vender a ideia de autodesenvolvimento e autoconhecimento. E isso serve para qualquer coisa…. vale para tudo. Uma santíssima ferramenta.


No princípio era o coach! Era capaz até de mudar teu DNA

A habilidade de ganhar dinheiro, conforme a Bíblia coach.

Tem uma coisa em comum para quase todo mundo: a necessidade de ganhar dinheiro. E os coaches se voltaram, quase todos, a inventar métodos de ganhar dinheiro. Criaram coisas como “reprogramação mental”. Consciência da luz. Decretos e ondas quânticas..tem até um Banco Quântico. O mais lúgubre, no entanto, é criar um novo DNA. A ideia é que você pode mudar teu código genético só com o poder da mente. Basta mentalizar alguma coisa. Por exemplo, basta mentalizar para você conseguir aquele Porsche sonhado. E as palestras começaram a reunir multidões. Milhares. Cobrando pelo menos R$ 800 de cada participante. Nunca ouvi falar de alguém que tenha conseguido chegar ao arco-íris dos sonhos, mas o bolso dos coaches virou um arco-íris dourado. E além do dinheiro do ingresso, você ainda pode investir em vários objetos que te ajudam a sair da pobreza, dizem os coaches. Tem uma garrafinha de água, com cristais colados, custando R$ 400, caderninho, copinho…..


No princípio era o coach! Era capaz até de mudar teu DNA

25 bilhões de reais.

O mercado oficial de coaches dá muito dinheiro. A Federação Internacional de Coaches calcula que 25 bilhões de reais foram movimentados por esses profissionais. Mas o difícil é entender quem é considerado coach. Imaginamos que é aquele palestrante, influencer, que usa uma pseudo-ciência para vender soluções falsas. Mas os coaches raiz, aqueles que não estão nas redes sociais, nem são palestrantes, estão reagindo. Começaram uma guerra. Querem retomar as rédeas do uso da palavra “coach”, como era originalmente. Segundo eles, está na hora de acabar com a picaretagem. Estão tentando fechar a “Caixa de Pandora”. Aquela que começou com palestras motivacionais, foi parar em mentalizações quânticas, e agora está entrando na politica.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias