ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

O coronavírus começa a derrubar a Ásia, a ultima fortaleza a resistir

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/05/2021 06:41
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Há um ano, os chamados modelos asiáticos de luta contra a pandemia recebiam elogios atrás de elogios. Em comparação com a caótica resposta ocidental, países como Japão, China, Taiwan e Vietnã eram modelos de eficácia. Foram eles que nos ensinaram a usar máscaras, por exemplo. Também eram campeões em testagem preventiva - fechavam bairros quando surgia uma pessoa infectada. Agora, as coisas parecem estar mudando. Enquanto o Ocidente acelera o ritmo das vacinações e começa a relaxar as precauções, nesses países asiáticos as inoculações estão acompanhando o passo das tartarugas, que eles tanto adoram.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

População desinteressada.

Como não viram doentes e nem mortos, esses quatro países asiáticos estão com dificuldades de encontrar pessoas interessadas na vacinação. Mas a variante hindu parece ter atingido a região. E esse temor está chamando a atenção das autoridades sanitárias que começam a tomar providências para fechar o comércio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em um ano, morreram 12 pessoas em Taiwan.

Taiwan é a ilha chinesa capitalista. Até agora, foi um dos alunos modelos no trato da pandemia. Em um ano, registrou tão somente 1.682 casos e 12 mortes. Mas na última semana registrou 368 novos contágios. No fim-de-semana, o governo decretou o nível 3 de emergência, o máximo estabelecido no combate. Bares, restaurantes e boates foram fechadas. As aulas passaram a ser remotas. Mas até agora, foram aplicadas 194 mil doses em uma população de 24 milhões de habitantes. Todavia, há sete dias, eram apenas 70 mil vacinados. Pouquíssimas pessoas se interessavam em ir a um posto de vacinação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Na China faleceram pouco mais de 4 mil pessoas em um ano.

A China, o país onde primeiro se detectou o coronavírus e que estava a três semanas sem detectar um só contagiado, as autoridades informaram 11 novos casos à partir da última sexta-feira. Foi o suficiente para fechar duas cidades onde apareceram. Desde o começo da pandemia, esse país de 1,4 bilhão de habitantes, acumula pouco mais de 90 mil casos e 4.636 falecimentos. No país que conta com 4 diferentes vacinas, 400 milhões de pessoas foram vacinadas. Falta inocular um bilhão. Por lá, o desinteresse da população por vacinas também é grande, apesar da gigantesca campanha governamental pedindo a todos procurar os postos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

3% vacinados no Japão. Haverá Olimpíadas?

Até o início da semana passada, existiam seis regiões fechadas no Japão. Hiroshima, Hokkaido e Okayama se somaram a elas nos últimos dias. Foram quase 7.000 pessoas infectadas nas três cidades. Outras dez regiões estão com metade dos estabelecimentos comerciais fechados. Faltam dois meses para as Olimpíadas. Mais de 60% dos nipônicos são contra essa festa esportiva. E não há muitas alternativas. Somente 3% da população está vacinada. Criaram problemas com todas as  vacinas do mundo, aguardando a da Pfizer, a única aprovada. E ela está com imenso atraso de entrega. No Japão, faleceram 11.471 pessoas, comparativamente aos outros quatro da região, um número razoavelmente elevado.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

37 pessoas falecidas no Vietnã.

No Vietnã, em um ano, faleceram 37 pessoas na pandemia. Nesse país de 97 milhões de habitantes, que não via o coronavírus há meses, surgiram 3.821 infeções na última semana. O governo fechou 23 de suas 63 províncias. Apenas 1% de sua população está vacinada.

Nos siga no Google Notícias