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Em Pauta

Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/09/2015 08:57
Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos

Brasil cai 27 posições no ranking de bem-estar de idosos.

Com mais de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o Brasil caiu da posição 31, em 2013, e segue atrás de países como Chile, Uruguai e Panamá. A causa principal seria a piora no quesito "ambiente estimulante", que avalia a nossa falta de segurança (válida para todas as idades), as dificuldades de relacionamentos sociais e acesso ao transporte público.

Segundo o relatório, os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança e bem-estar dos idosos. Esse relatório é fruto do trabalho da Hel Age International´s Global Age Watch. O melhor índice dos idosos brasileiros é o de segurança de renda, no qual está em décimo quarto lugar no ranking mundial, devido à cobertura por aposentadorias de mais de 86% da população acima dos 60 anos, complementado por "baixo pobreza na velhice" que aparece com 92% da população de idosos nessa condição.

Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos
Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos

Despesa é como unha, tem que cortar sempre.

Pode ser em tua residência, na empresa ou em algum governo. O mantra a prosperar é: despesa é como unha, tem que cortar sempre. Todo ano os custos têm que cair, e as receitas subir na mesma proporção. Esse é o "estilo do novo século". Não existe um "estilo brasileiro" para bem administrar, o estilo é universal.

Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos
Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos

A indústria automobilística corre atrás de tecnologias digitais.

As montadoras alemãs sabem que a tecnologia de controle de veículos - a tecnologia digital - é a chave para ter sucesso no futuro. Veículos sem motoristas humanos, carros conectados à internet e sistemas avançados de segurança dependem da criação de aparelhos e engrenagens inteligentes, com a ajuda de software.

Até o Vale do Silício reconhece que os alemães estão na pole position nessa área. As três maiores fabricantes de carros de luxo da Alemanha - Audi, BMW e Daimler - concordaram em pagar cerca de 2,5 bilhões de euros para adquirir o Nokia Here, um aplicativo de localização e mapeamento que é considerado perfeito. Logo em seguida, dez das principais montadoras concordaram em tornar sistemas de freios automáticos um recurso padrão de segurança nos carros novos - assim como os cintos de segurança e os airbags. Por meio de câmeras, sensores de radar e software, esses novos sistemas de freios podem parar um carro automaticamente se o motorista não responder a tempo de evitar uma colisão com um objeto. Também investirão US$ 12 bilhões em sensores de radar, câmeras e outras tecnologias avançadas de assistência ao motorista que permite que os carros mudem sozinhos de pista, estacionem e evitem colisões.

Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos
Os protestos no Brasil influenciaram a percepção de segurança dos idosos

Sementes de soja piratas avançam no Cerrado e no Sul.

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) protocolou no Ministério da Agricultura denúncia contra 50 agricultores de seis Estados do país que supostamente produzem o grão a partir de sementes piratas. Na lista entregue à Ministra Kátia Abreu constam endereços e nomes de sojicultores do Mato Grosso do Sul. São sementes piratas todas aquelas que não possuem certificado de origem, as salvas pelo produtor, mas sem registro no ministério, ou as que foram salvas ou vendidas. A entidade diz que algo como 30% das sementes usadas no Cerrado e no Sul do país para o próximo plantio são piratas. Fiscais federais deverão correr as lavouras. Mais uma preocupação para os sojicultores do estado.

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