Quando a batata transmitia lepra. A viagem tardia ao Brasil
A Europa passou por três momentos em sua história da alimentação. A mais antiga aconteceu em Roma com a chegada da videira, da oliva e do trigo. Depois, foi a influência do mundo árabe que deu à Europa o arroz, os cítricos e o açúcar. A seguir, foi a incorporação dos alimentos das Américas, especialmente com a batata, milho, tomate e cacau. E essa é uma viagem super estranha. Tomemos a batata. Ela provavelmente sai dos Andes, vai à Europa, e volta ao Brasil. O Brasil nada sabia sobre os andinos e vice-versa. Eram mundos desconhecidos, apesar de vizinhos.
O peru de Colombo.
Há alimentos, como o peru, chamado pelos europeus de "gallipavo" (uma mistura de galinha e pavão), que Colombo leva quando regressa à Europa, em sua primeira viagem. As aves, naquele momento, eram consideradas os melhores alimentos. Comiam cisne e cormorão. O peru foi uma boa notícia para os europeus.
Chocolate: um tesouro.
O chocolate foi, no inicio, um segredo da corte espanhola. Eram escondidos em caixinhas que guardavam joias. Era um tesouro. Um presente para reis e papas. Quando a filha de um nobre casava, davam-lhe chocolate.
A temida batata.
De todos os alimentos das Américas que chegaram à Europa, a batata teve a pior recepção. Chegou bem depois dos outros alimentos porque não era originária do México e da América Central, saíra dos Andes. A batata enfrentou todos os tipos imagináveis de problemas, dentre outros, pertencia à família vegetal das "solanum", que, como a beladona, tinha mà fama desde a Antiguidade. Logo apareceu uma corrente médica que dizia que ela transmitia lepra. E foi assim que passou a ser comida de porcos. Só com o advento de uma fome continental, a batata passou a ser comida... pelos pobres.
A batata chega ao sul do Brasil.
Há duas correntes para explicar a chegada da batata ao Brasil. Ambas situam a primeira plantação de batata no sul do país. A divergência está de onde vieram. Alguns afirmam que veio nos anos 1.700, com a interação de espanhóis andinos com portugueses. Outra, garante que veio direto da Europa. Seja qual for a verdadeira história da batata no Brasil, essa foi uma viagem atrasada.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.