Uma aspirina por dia ajuda a prevenir um ataque cardíaco?
Todos os medicamentos vêm com uma mistura de benefícios e riscos, e estes muitas vezes não são bem estudados. Todo mundo já ouviu falar que uma aspirina por dia pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco. Alguns cardiologistas continuam receitando a aspirina. Isso é verdade, mas apenas até certo ponto.
Quase nada.
Segundo um estudo com pessoas que tomaram baixa dose de aspirina diariamente por cinco anos, apenas uma em 1.667 escapou de um problema cardiovascular. É quase nada. E tem mais: uma pessoa que tomava aspirina diariamente em cada 2.002 escapou de um ataque cardíaco na fatal é uma em 3.000 escapou de um AVC fatal. É abaixo de quase nada.
Hemorragia gastrointestinal.
E tem aqueles que não tomam aspirina nem por decreto celestial. Medo de hemorragia no estômago ou no intestino são determinantes. Mas isso ocorre com frequência? As pesquisas mostram que uma pessoa que toma aspirina diariamente em cada 3.333 sofre forte hemorragia gastrointestinal que não teria ocorrido, em outra circunstância.
A fábrica de aspirina agradece.
Assim, para a imensa maioria, há praticamente tanta probabilidade de sofrer uma perigosa hemorragia interna por tomar uma aspirina diária quanto de evitar um ataque cardíaco ou AVC, mas em todo caso esses riscos são menores que insignificantes. Quem leva vantagem nessas crendices são, exclusivamente, as fábricas de aspirina. Ninguém mais, além delas.