Uma chave para envelhecer o vinho em um segundo
1810. Essa é a data que marca o início da vocação industrial da família Peugeot. Transformaram um moinho herdado em uma fundição de aço. Inicialmente, produziam molas e fitas de aço. A primeira serra Peugeot, datada de 1812, recebeu a medalha de ouro pela sua qualidade e preço. À partir de 1840, criam o primeiro moedor de café. Em 1850, começam a usar o símbolo do leão para que seus produtos mostrem a resistência dos dentes do felino, a flexibilidade e a velocidade. Começam a produzir máquinas para moer grandes quantidades de várias sementes, especialmente de aveia e café. E não pararam mais, abrindo o que hoje é denominada de Peugeot Saveurs, a divisão de produtos para vinhos e cozinha da empresa automobilística.
Envelhecer vinho em barrica é coisa do passado.
Essa empresa, Peugeot Sauvers, após anos de intensa pesquisa, criou um produto que mandou para o passado a ideia de envelhecimento de vinhos em barricas. Esse braço da Peugeot destina gigantescos recursos na criação de produtos para resolver problemas do futuro. Seus laboratórios datam do século XIX e hoje é a mair referência francesa em produtos eficazes para o cotidiano. Vencem quase todos os prêmios em design industrial.
Um de seus mais afamados produtos é uma chave que ao entrar em contato, tão só em um segundo, com qualquer vinho, envelhece suas características como se tivesse passado um ano. Asseguram que a chave acentua as propriedades e o sabor dos vinhos.
A chave que deixa o vinho ao gosto de cada paladar.
A chave do vinho - "Clef du Vin" - modifica a estrutura da bebida, seja tinto, branco, espumoso ou doce, até deixá-lo ao gosto de cada paladar. Essa inovadora tecnologia, além de favorecer cada pessoa, ajuda a someliers e aficionados a administrar suas coleções de garrafas, pois prove informação precisa sobre o estado e o desenvolvimento do vinho.
Ao imitar o processo natural de oxidação - e acelerá-lo de forma extrema - essa ferramenta científica de medição simula o processo de maturação de qualquer vinho em questão de segundos. O modo de emprego da chave é muito simples: basta colocar em uma taça de vinho, provar e voltar a colocar a chave até que atinja o ponto a gosto. Afirmam em Peugeot Sauvers que o vinho mais potente se tornará mais suave, já que a chave reduz de forma natural o conteúdo acídico.