Dentes bonitos e saudáveis: faz bem à saúde bucal e mental
Um dia desses um amigo comentou comigo:
“-Marco Polo eu preciso dar uma atenção para os meus dentes. Eles estão muito feios. Mas acho bobagem fazer um tratamento só por estética.”
Esse é um pensamento comum em homens e mulheres de todas as idades, mas é um pensamento que está muito longe de ser verdadeiro.
Dentes bonitos e saudáveis vão muito além da estética. Em primeiro lugar, eles são sinônimo de autoestima, autoconfiança, comunicação não verbal de felicidade, alegria, de saúde. Um sorriso empoderado, confiante quebra barreiras, quebra objeções. Significa interagir e conversar melhor com as pessoas que estão ao seu redor, seja em qual for o contexto.
Um sorriso saudável tem um impacto direto na qualidade de vida do indivíduo. Não é só uma sensação, é algo fisiológico e neurológico: essa confiança e autoestima reduzem seus níveis de estresse em situações comuns do dia a dia. Estamos falando do cortisol que circula no seu sangue! O neurocientista francês Guillaume Benjamin Amand Duchenne, em 1862, provou que o “Sorriso Duchenne” produz um neuro-hormônio chamado “serotonina” que é responsável pela nossa felicidade. Ou seja, uma boca com dentes bonitos e saudáveis dá mais capacidade de sorrir e ser feliz, combate a depressão.
Além disso, tem o aspecto social. Quem não tem medo de interagir convive mais com as pessoas que gosta e, até mesmo, conhece mais pessoas. Ou seja: dentes dos quais você se orgulha proporcionam momentos mais felizes!
Saia desse pensamento de que “é só estética”. Dentes saudáveis e bonitos são sinônimo de vida bem vivida e plena!
Para mais informações sobre a saúde do sorriso, fique por dentro do meu Instagram, @marcopolosiebra!
Um abraço e nos vemos nos próximos vídeos!
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.