Com o frio chegando, vacina é arma contra doenças respiratórias e pneumonia
Números da Fiocruz apontam tendência de crescimento dos casos de gripe em Campo Grande nas próximas semanas
A aproximação do inverno e os efeitos da frente fria que derrubou a temperatura, em Mato Grosso do Sul, nos últimos dias, reacendem alerta para aumento de doenças respiratórias e também para os riscos de pneumonia. Por isso, especialistas orientam: crianças e adultos devem estar com a vacinação em dia.
Com profissionais capacitados e acostumados a cuidar com carinho de muitas famílias, a Vaccine Care oferece vacinas que protegem tanto contra o vírus influenza, como de 13 diferentes tipos de pneumonia.
“No caso da gripe, enquanto as pessoas aguardam muito tempo pela vacina aplicada nos postos de saúde, a clínica tem disponível a vacina quadrivalente, que atua contra uma cepa a mais do que o imunizante aplicado na rede pública, atualmente”, explica a enfermeira responsável pela clínica, Nataly Macedo.
Com o imunizante disponível na rede particular, você se protege contra quatro tipos de vírus: A/Sidney/5/2021 (H1N1) pdm 09; A/Darwin/9/2021 (H3N2)³; B/Áustria/1359417/2021 (Victoria)³; e B/Phuket/3073/2013 (Yamagata)³.
As doses da vacina estão disponíveis todos os dias, sem necessidade de agendar a aplicação. Além do presencial, equipes da Vaccine Care também realizam atendimento à domicílio, uma forma de permitir que toda a família seja vacinada, em um mesmo dia.
Clique aqui e envie uma mensagem agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas.
“Vai começar o frio de fato e, com isso, as pessoas tendem a ficar em locais mais fechados, aglomerados. Então, os riscos da gripe se desenvolver é muito grande”, destaca Nataly.
Em relação à vacina contra a pneumonia, o imunizante está disponível para todas as pessoas, a partir do segundo mês de vida, e protege contra três cepas a mais do que o imunizante disponível nos postos de saúde.
Cenário preocupante
Balanço da Fiocruz, divulgado no último dia 20, aponta que Mato Grosso do Sul está entre 16 estados brasileiros com sinal de crescimento, a longo prazo, dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). A análise foi baseada em dados colhidos nas últimas seis semanas.
Avaliando as capitais, Campo Grande aparece entre as 10 com maiores chances de aumento de casos. As outras são: Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Maceió (AL), Natal (RN), Palmas (TO), Salvador (BA), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Nas últimas semanas, hospitais da capital chegaram a divulgar notas técnicas alertando para o aumento de casos de gripe.
Com o maior número possível de pessoas vacinadas, as chances de barrar casos de doenças respiratórias, e evitar lotação em hospitais, aumentam.
Saiba como nos encontrar:
A Vaccine Care fica na Rua Paraíba, 37, Jardim dos Estados. (Veja como chegar).
O atendimento é feito das 8h às 12h e das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12, aos sábados. Nossos telefones para contato são (67) 3042-2803 e (67) 3043-2803. Mas você pode conversar com a equipe pelo WhatsApp.
Para saber mais sobre a atuação da Vaccine Care, siga a Clínica pelo Facebook e Instagram.