ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Conteúdo Patrocinado

Dias frios e baixa umidade podem causar sangramento no nariz

Otorrinolaringologista da Cassems fala sobre causas e cuidados para evitar o ressecamento da mucosa nasal

Post Patrocinado | 23/06/2023 07:30
Gustavo Henrique Alves Zangirolami - Foto Divulgação
Gustavo Henrique Alves Zangirolami - Foto Divulgação

O inverno começou na última quarta-feira (21), a estação será marcada por queda das temperaturas, noites mais longas e dias mais curtos. Em Mato Grosso do Sul, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS) as médias esperadas variam entre 20°C, ou seja, em um dia pode haver mínima de 10°C e máxima de 30°C.

Ainda de acordo com boletim divulgado pelo Cemtec-MS, o inverno sul-mato-grossense é a estação que apresenta os menores índices pluviométricos do ano, ou seja, é o período conhecido como estiagem.

O médico otorrinolaringologista da Cassems, Gustavo Henrique Alves Zangirolami, aponta que a baixa umidade do ar pode causar o ressecamento da mucosa nasal. “E como consequência desse ressecamento, pode ocorrer o sangramento do nariz. Que é mais comum no inverno, porque as narinas são ricas de vasinhos, muito frágeis e se rompem com facilidade. Ainda mais quando combinados com a baixa umidade do ar e o tempo seco”, explica Zangirolami.

Para evitar o ressecamento nasal e sangramento do nariz, o médico otorrinolaringologista indica umidificar o ambiente, mesmo no inverno. “Ao usar o umidificador, o ambiente fica dentro do ideal. Diminuindo as chances de que esses vasinhos dentro das fossas nasais, que são numerosas, muito finos e se rompam”, afirma.

Durante o inverno, é recomendado manter a hidratação da mucosa das narinas. “Assim como é importante beber água para hidratar o corpo, as cordas vocais, hidratar a mucosa das narinas é algo que tem que ser estimulado até quem não tem sangramento nasal. O soro fisiológico nasal, a 0,9%, usado de forma correta previne esses sangramentos, previne doenças relacionadas ao inverno e ao ambiente seco”, pontua.

Campanha Antigripe Cassems - Foto Divulgação
Campanha Antigripe Cassems - Foto Divulgação

O médico otorrinolaringologista explica ainda que existem pessoas que têm mais propensão a ter o nariz sangrando. “As pessoas com hipertensão arterial, têm mais propensão a ter o nariz sangrando. E os pacientes com rinite alérgica, porque a rinite alérgica deixa o nariz mais inflamado”, salienta.

O médico otorrinolaringologista indica evitar ambientes aglomerados, fumaça, cigarro, ar-condicionado, por favorecerem o ressecamento das narinas. E dá dicas sobre o que fazer durante o sangramento nasal. “É importante manter a calma e fazer compressão na narina que estiver sangrando com a cabeça levemente inclinada para frente. E caso não pare o sangramento, procure um serviço médico de emergência”, finaliza Gustavo Henrique Alves Zangirolami.

Campanha Antigripe Cassems  

Na estação mais fria do ano, aumentam casos de bronquite, asma, alergia, sinusite, rinite e pneumonia. Além da gripe e da covid-19 e segundo o Ministério da Saúde, a imunização é fundamental para evitar casos graves de gripe.

Beneficiários da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), em Campo Grande, tem uma nova oportunidade para adquirir doses da vacina tetravalente. O imunizante atua contra quatro tipos de cepas que circularam no Brasil em 2022: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2), B/Austria/1359417/2021, B/Phuket/3073/2013.

Podem receber a dose da vacina contra a gripe crianças acima de 3 anos até pessoas com mais de 60 anos. O valor de cada dose é de R$ 85,00 e o pagamento pode ser feito por Pix. Os interessados podem adquirir o imunizante no Centro Médico de Diagnóstico Avançado, local de aplicação da dose, das 7h às 17h, ou pela Central de Atendimento Cassems 24h, por meio do telefone: 3314-1010.

Nos siga no Google Notícias