Festivais culturais movimentam Mato Grosso do Sul em 2023
Festival de Inverno de Bonito e Festival América do Sul marcam o calendário de grandes eventos de MS
Em um ano que promete muitos festivais históricos, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul vem idealizando grandes eventos que movimentam o Estado, fomentando o desenvolvimento, economia, cultura e o turismo. No último domingo (19), a reinauguração da Casa do Artesão marcou o início da 15ª Semana do Artesão, que vai até o dia 26 de março com muitas atrações.
Durante toda a semana, o Governo do Estado e suas entidades preparam uma programação completa, desde feiras de artesanatos, palestras e oficinas até exposições, shows e rodadas de negócios. Para conferir horários e locais, clique aqui.
Em entrevista ao Festas e Eventos TV, o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas, falou sobre as ações que a instituição vem realizando a fim de promover a cultura local e seus artistas.
Após as celebrações da Semana do Artesão, Max fala sobre a volta do Festival Boca de Cena, onde é comemorado o Dia Internacional do Teatro e do Circo. Ao todo serão mais de 55 apresentações, levando a cultura do teatro e do cinema para os quatro cantos de Campo Grande.
“2023 vem com muitas novidades. É um novo governo que tem um olhar mais sensível para a cultura. Com a Boca de Cena estaremos nas 7 regiões de Campo Grande e no centro também, com apresentações no Glauce Rocha e Teatro Dom Bosco. Teremos grupos teatrais nacionais, regionais e locais, trazendo o que há de melhor no teatro e no circo”, afirma Max.
Para quem acha que os grandes eventos ficam restritos à Capital, Max Freitas conta as novidades, principalmente para as cidades de Bonito e Corumbá. O Festival de Inverno de Bonito, evento que reúne centenas de pessoas em um dos pontos turísticos naturais mais conhecidos no Brasil e no mundo, traz a diversidade da cultura regional como grande centro.
O Festival de Inverno já tem data marcada: 23 a 27 de agosto. Para este ano, a cidade de Bonito será palco de arte, música, dança, literatura, teatro, gastronomia e moda e terá cinco dias de evento. De acordo com o atual governador do Estado, Eduardo Riedel, a decisão de ampliar o festival foi considerada devida a importância do evento para a valorização cultural de MS.
Já a famosa cidade branca será sede da 17ª edição do Festival América do Sul, prevista para outubro e que integra os povos do continente através da arte, gastronomia e inclusão de pessoas, idiomas e costumes diferentes.
“Através desses eventos, o Governo do Estado por meio da Setescc e Fundação de Cultura consegue movimentar a economia dessas cidades o ano todo. Sabemos que Bonito e Corumbá são pontos turísticos de Mato Grosso do Sul e existem os meses de alta e baixa temporada. Então escolhemos justamente meses em que o movimento é menor para alavancarmos a economia e a rotatividade dentro desses municípios”, finaliza.
Além destes e de outros eventos, você pode conferir as novidades da Fundação de Cultura através do site ou pelas redes sociais.
Sempre trazendo tudo o que há de melhor no Estado e região, o Festas e Eventos TV está presente também no Instagram e canal no Youtube.