Fratello e Hospital Adventista transformam vidas de pacientes
Criada por médico, associação Fratello visa tornar MS uma referência em transplante de órgãos
A doação de órgãos é um ato de amor que salva milhares de vidas todos os anos. No Brasil, a fila de transplante passa de 50 mil pessoas em espera, especialmente quando relacionados aos rins. Em Mato Grosso do Sul, o número de pacientes que esperam por cirurgias também são altos e muitas vezes, em alguns casos, como no transplante de fígado, só podem ser realizados em outros Estados, como São Paulo.
Mas em Campo Grande, um médico especialista em transplante de órgãos deseja mudar essa realidade através da Fratello, uma associação que oferece respaldo à pacientes do Estado, compartilhando informações e auxiliando nos encaminhamentos para a realização das cirurgias.
Guiada pelo médico Gustavo Rapassi (CRM-MS 7663/RQE 7140), especialista em Transplante de Fígado e Cirurgia de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares, a Fratello une pessoas que tem apreço pelo transplante e àqueles que já passaram ou passarão pelo procedimento. Chamado de “anjo” por muitos dos pacientes que já passaram por ele, Gustavo tem o propósito de transformar a vida dos sul-mato-grossenses através da medicina e do amor ao próximo.
“Foram 3 anos de muitas conversas e reuniões até que a gente conseguisse construir nosso ambulatório no Hospital Adventista e atender pacientes. Temos uma parceria com o Hospital Unimed de Sorocaba, referência no transplante de órgãos, que nos traz conforto e segurança para dar continuidade ao trabalho. Ao todo, temos quinze pacientes transplantados, sem nenhuma perda pós-transplante, o que nos dá uma sobrevivência de 100%, mostrando que o nosso cuidado com o paciente está sendo bem feito, dentro das nossas limitações”, afirma Gustavo.
Prova disso, é o jovem Pedro Vinícius que passou pelas mãos do médico e hoje faz questão de participar das ações da Fratello. Diagnosticado com cirrose hepática não-alcoólica em 2021, ele conta que conheceu Gustavo ainda na UTI e foi o profissional quem o ajudou a entrar na fila de prioridades devido sua saúde debilitada.
“A iniciativa do Dr. Gustavo através da criação da associação é de extrema necessidade porque assim como eu precisei, muitas outras pessoas precisam saber da importância da doação de órgãos, da família dizer sim e o quanto a doação de órgãos salva vida de centenas pessoas. Além disso, a Fratello é uma ótima forma de disseminação da informação e do conhecimento”, conta Pedro.
Com o objetivo de conscientizar cada vez mais pessoas, a Fratello almeja levar suas ações para o interior, onde o acesso ao tratamento é mais precário.
“Estamos viabilizando a oportunidade de ter um ambulatório filantrópico pela Fratello para atender pacientes de todo o interior do Estado, que são regiões populosas e o atendimento não chega.”
Para conhecer mais sobre o trabalho da Fratello, siga as redes sociais.
Sempre trazendo tudo o que há de melhor no Estado e região, o Festas e Eventos TV está presente também no Instagram e canal no Youtube.