Programa do Sebrae atende 37 municípios de Mato Grosso do Sul
Em 2023, Cidade Empreendedora bate recorde de municípios participantes e lança novo pacote de soluções
O Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS é uma iniciativa em conjunto com as prefeituras municipais para a valorização dos pequenos negócios em ambientes de oportunidades, fomentando a economia e o desenvolvimento local. Este ano, o projeto amplia a quantidade de cidades atendidas em relação a 2022: totalizando 37 municípios participantes.
O número abrange as cidades que compõem um novo ciclo da iniciativa, o 2023/2024, e também, o formato “Expansão”, que oferece um novo pacote de soluções para municípios que já foram acompanhados no ciclo 2021/2022, e entram em uma nova fase de trabalho focada em uma agenda estratégica, por mais um período, até o ano que vem.
Na quinta-feira (11), na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, ocorreu a cerimônia de oficialização da parceria. Estiveram presentes o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o diretor-superintendente da instituição Cláudio Mendonça, além de prefeitos dos municípios participantes, e autoridades vinculadas ao setor produtivo do Estado.
A grande novidade do ciclo 2023/24 é o formato “Expansão”, que oferece um novo pacote de soluções para municípios que já foram acompanhados no ciclo 2021/22, e entram em uma nova fase de trabalho focada em uma agenda estratégica, por mais um período.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o programa leva para os municípios um pacote de ferramentas que irão auxiliar no processo de desenvolvimento.
“Nós fazemos um diagnóstico total das oportunidades do município, em que possam beneficiar principalmente o pequeno produtor rural e as pequenas empresas. Nós queremos mostrar aos prefeitos que a solução de alguns problemas está ali dentro da região”, destacou Bertoni.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o crescimento do projeto Cidade Empreendedora deve-se ao empenho conjunto da instituição e das prefeituras municipais.
“Hoje, o Cidade Empreendedora está com 37 municípios participando do programa e, ao todo, mais de 40 já passaram por aqui. Nós não podemos esquecer que o desenvolvimento local é uma obrigação de todos e esse é o papel do Sebrae, dar o suporte para que isso realmente aconteça. Estamos aqui, auxiliando o poder público e atuando em conjunto com as lideranças locais, para que a gente possa transformar a economia a partir da inclusão produtiva dos pequenos negócios”, ressaltou Mendonça.
Desde 2021, a cidade de Dourados aderiu ao programa a fim de trazer mais competitividade ao município. O Prefeito Alan Guedes esteve presente no lançamento anual e já se entusiasma com os próximos passos dessa parceria, uma vez que agora participa do projeto de Expansão.
“Dourados aderiu ao programa em 2021, em meio a uma das maiores crises que já vivemos, que foi a pandemia de Covid-19. Essa parceria há dois anos foi uma contrapartida da prefeitura para aplicar as boas práticas difundidas pelo Sebrae/MS e que trouxeram bons resultados aos micro e pequenos empreendedores. Isso acaba gerando reflexos em toda a cidade, melhorando o ambiente de negócios local, gerando novos empregos e fazendo com que tenhamos uma cidade mais atrativa para novos investimentos”, finaliza Alan.
Ao longo do ano, o Sebrae/MS realiza diversas ações voltadas ao empreendedorismo. Acesse o site sebrae.com.br ou entre em contato pela central de atendimento.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.
Gostou da matéria? Sempre trazendo tudo o que há de melhor no Estado e região, o Festas e Eventos TV está presente também no Instagram e canal no Youtube.