Mudança no layout da conta de energia dá mais segurança ao cliente
Modelo inibe contas falsas; informações fiscais estão em cima e, na parte inferior, ficam dados para pagamento
Desde a última quinta-feira, 1º de setembro, os sul-mato-grossenses recebem a conta de energia em novo modelo. Conforme determinação do governo, a fatura passou a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e.
Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta, em tempo real. Isso garante a confiabilidade das informações e do documento entregue ao consumidor, inibindo fraudes. O novo modelo de conta também já está operando em outras unidades da Energisa, mas as distribuidoras de todo o País precisarão se adequar.
Como vai ficar?
A primeira mudança ocorreu no alto da conta, que vem com uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da Unidade Consumidora (UC) aparecem logo abaixo. Esse número não muda. Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ter descrito como DANF3E - Documento Auxiliar da Nota Fiscal.
Além disso, existe um novo QR Code, também na parte de cima. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente vai ter acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado. Esse QR Code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os seus dados.
No geral são as mesmas informações do modelo antigo em posições diferentes.
Histórico de consumo e formas de pagamento
Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo seguem mantidos, logo abaixo dos dados fiscais. Mas é na parte final da fatura que estão o QR Code para pagamento via PIX ou o código de barras. Ou seja, no QR Code de cima você conhece os dados fiscais da conta. O que fica lá embaixo é para pagamento com PIX da Energisa, onde o cliente ainda pode concorrer a “Um ano de conta grátis”.
Para saber mais sobre a nova conta, o consumidor pode buscar as agências ou um dos nossos canais. Todos estes meios foram reforçados para apoiar o consumidor.