Troca de partido: o eleitor ‘ nem aí ’!
PARTIDOS: Como ficaram as bancadas em dezembro de 2024: PL 93, PT 68, União Brasil 59, PP 50, Republicanos 44, MDB 44, PSD 44, PDT 18, Podemos 14, PSB 14, Psol 13, PSDB 12, PC do B 7, Avante 7, Cidadania 5, PV 5, PRD 5, Solidariedade 5, Novo 4, Rede 1, sem partido 1. O PRD é fruto da fusão do Patriota com o PTB.
RECAÍDAS: Mais contido, o deputado Zeca do PT caminha como equilibrista na Assembleia Legislativa. Nesta semana, mesmo votando com o Governo, de quem o PT é parceiro por cargos, ele ameaçou voltar aos velhos tempos de oposição. Mas era só retórica! Hoje Zeca é devoto de São Francisco de Assis. “É dando que se recebe”.
DUAS VIDAS: Conta Rosane Collor que quando ela e o ex-presidente Collor moraram nos EUA’ gastavam até 100 mil dólares mensais. Certa vez, para esquiar com parentes em Aspen, fretaram 2 jatos: um para eles, outro para bagagens. Apesar de condenado pelo STF a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção, Collor continuou soberbo.
COLLOR: Faltou-lhe um conselheiro influente? É possível. Perdeu a chance de se firmar como líder nacional. Tinha tudo ao seu lado, mas se perdeu em vaidades, projetos e posturas inconcebíveis a um chefe de Estado. Não se redimiu como senador e foi rejeitado nas urnas. Sua prisão é um recado, ainda que tardio, aos corruptos.
É DOÍDO: “,,,Não adianta remar contra a maré. O sucesso não está em ser brilhante, mas em ser um holofote defeituoso, piscando forte e confundindo todo mundo. Quem se esforça para ser sensato só ganha ansiedade. Porém, aquele que ostenta ignorância com orgulho vira referência ‘coach’ e até candidato...(-) . (Carlos Castelo)
LAÇOS FAMILIARES: Leitor lembra do atual desinteresse pelas origens familiares, da história, referências, costumes e valores cultuados pelos pais e avós. As festas da família rareando por ‘falta de tempo’, diferenças econômicas e ‘compromissos’. Poucas famílias seguirão a história dos antepassados. Pena, pois parente não é serpente.
FAMÍLIA: “... é afinidade, é “à Moda da Casa”. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces, outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Seja como for família é prato que deve ser servido sempre quente. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir. Família é prato que quando se acaba nunca mais se repete...” Francisco de Azevedo – em Arroz de Palma”.
CUIDADO: Antes, o gestor era elegível mesmo com a prescrição das penas (multas e sanções do Tribunal de Contas). Isso mudou quando o TSE vetou a candidatura de Heliomar Klabund, que tinha sido reeleito prefeito de Paranhos em 2024. Suas foram rejeitadas na aplicação de recursos da União ao Programa Contra o Trabalho Infantil.
HIPÓCRISIA: “. Qual a surpresa de o país que enterrou a Lava Jato asilar a ex-primeira-dama pega pela Operação no Peru? Jornalistas que ajudaram a enterrar a Lava Jato, como se os procuradores e os juízes da operação tivessem ferido de morte o Estado de Direito, agora se escandalizam porque uma das personagens atingidas pela Lava Jato no exterior recebeu asilo do governo Lula”. (jornalista Mario Sabino)
MÁGOAS & CIA: Estilo calmo, fala mansa, mas o deputado Coronel Davi não poupa críticas à senadora Soraya Thronicke ao fazer referência a episódios nos quais ela teria tentado prejudica-lo politicamente. Ele deixa claro que Soraya não terá espaço no seu grupo político no pleito de 2026. E arremata: Também na política, plantou colheu!
‘SEM SURPRESA’: PP e União Brasil vão mesmo compor a federação e nos próximos 4 anos estarão juntos como sigla única, dividindo o tempo na TV e o fundo partidário, além de atuar como partido único no Congresso. Como esperado, a senadora Tereza Cristina comandará a federação que contará ainda com a ex-deputada Rose Modesto.
CONCORDA? No fundo, o eleitor, aquele que simplesmente vota, que não tem envolvimento partidário não acompanha essas questões, pois isso não afeta seu projeto de vida. Vale aos olhos dele, o fator da pessoalidade do candidato, seu currículo e seus projetos. Pode ser conveniente ao candidato, mas ele precisa do ‘aval’ do eleitor.
PERA-LÁ! Manchete jornalística anunciando: ‘Unidades do Exército em MS terão reforço de 200 blindados’. Sobre essa questionável prioridade, os comentários são os mais diversos nos círculos políticos. No saguão da Assembleia Legislativa um observador ironizava: “Será que o Brasil está pensando em invadir o Paraguai? ”
CAUTELA: Também na política ela conta. Não por acaso o deputado Rinaldo Modesto publicou nota sobre sua posição quanto a propalada fusão do PSDB e Podemos. Ao seu estilo polido esclareceu que no momento pretende continuar no Podemos e que vai esperar a abertura da janela eleitoral de 2026 para tomar a melhor decisão. Entendi...
E MUDA? O senador paranaense Oriovisto Guimarães é bem-intencionado com seu projeto de um só mandato – para todos os cargos eletivos a partir de 1930 e com o mandato de 5 anos. Pode até representar economia de gastos, mas não acredito na mudança de postura política. A falta de caráter independe do fator tempo.
DEPUTADOS & AÇÕES:
Deputado Gerson Claro: Presidente presente, participativo, unanimidade. Inovou ao entregar o elogiado restaurante da Assembleia. Deputado Rinaldo: Seu PL instituiu a Medalha e Diploma Arquiteto Urbanista Celso Costa. Outra proposta quer programa de vídeo treinamento aos familiares de autistas. Deputado Antonio Vaz: PL cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. Autor de PL proibindo contratação pelo Estado de condenados por crimes contra crianças. Deputado Jr. Mochi: proposta remunera dirigentes de entidades beneméritas; requer melhorias em colégios de Nioaque e Rio Verde. Deputada Mara Caseiro: Tem projeto promovendo ações e programas voltados a saúde, hábitos saudáveis e bem estar nas escolas. Deputado Zé Teixeira: reivindica doação de um veículo para a Pestalozzi de Santa Rita do Pardo. Requer programa e ações no transito urbano de Dourados para evitar acidentes. Deputado João Catan: Propõe a comunicação obrigatória à Defensoria Pública dos registros de nascimento lavrados sem identificação de paternidade.
LEGISLATIVO & AÇÕES:
Deputado Marcio Fernandes: requer gratuidade de vacina aos animais domésticos. Ainda lembrou o Dia (23) do Escoteiro cumprimentando grupos da capital. Deputado Neno Razuk: Integrante da base do Governo, sempre atento aos aspectos sociais de projetos em tramitação. Deputada Lia Nogueira: Ativa, bom trânsito na Grande Dourados e no Governo, defende a Educação, Saúde e a Causa Autista. Deputado Roberto Hashioka: engenheiro, cuida das condições das rodovias da região de Nova Andradina, apresentando subsídios às autoridades do setor. Deputado Caravina: Cobrando da Secretaria de Justiça mais agilidade no processo burocrático de expedição da carteira de identidade digital. Deputado Pedrossian Neto: Cumpre com zelo as funções de legislador, reivindicando e atento aos aspectos legais das matérias em pauta. Deputado Paulo Duarte: É seu o PL equiparando as pessoas transplantadas às pessoas com deficiência no Estado e ter assim acesso a direitos que lhes garantam melhor qualidade de vida. Deputado Lucas de Lima; destinou emenda de R$300 mil para área da saúde de Sidrolândia. Deputado Zeca do P: requer ao Governo investimentos com perfuração de poço artesiano e obras afins em assentamentos de Coxim e Navirai. Deputado Lídio Lopes: Parlamentar zeloso com as questões atinentes à saúde do interior e da capital.
PILULAS DIGITAIS:
O povo é aquela parte do Estado que não sabe o que quer. (Hegel)
Papa Francisco: O único argentino amado por brasileiros. (internet)
Toda virtude verdadeira é silenciosa e humilde. (Luiz F. Pondé)
Desde que nasci houve três papas e uma Ilze Scamparini. (internet)
Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar. (Millôr)
O inferno são os outros. (Jean Paul Sartre)
Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. (Rubem Alves)