Sebrae realiza Semana do MEI na Praça Ary Coelho, na capital
Evento será gratuito, dias 8, 9 e 10 de maio, para quem quer se formalizar como microempreendedor individual
Com uma programação totalmente gratuita voltada aos microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja se formalizar, o Sebrae/MS promove, nos dias 8, 9 e 10 de maio, das 8h às 17h, a Semana do MEI. O evento acontece na Praça Ary Coelho, região central de Campo Grande, e contará com atendimento, palestras e oficina que visam melhorar a gestão do negócio. A abertura oficial ao público ocorre no dia 8, segunda-feira, às 14h.
O Sebrae, junto a uma rede de parceiros, levará serviços gratuitos para os empreendedores, como formalização e auxílio na entrega de declarações obrigatórias. Participam do espaço voltado ao atendimento as entidades Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas de MS (Sescon), além do Governo do Estado, via Corpo de Bombeiros e Fundação do Trabalho (Funtrab), e a Prefeitura de Campo Grande, por meio das secretarias de Saúde (Sesau) – Vigilância Sanitária e Finanças e Planejamento (Sefin).
“A Semana do MEI é um evento gratuito que o Sebrae realiza ano após ano para quem quer abrir, formalizar ou melhorar sua atuação como microempreendedor individual. Em 2023, com o apoio de nossos parceiros, vamos ter uma programação presencial em Campo Grande incluindo três dias de palestras, oficina e dicas para fazer o negócio crescer. Este é o nosso papel enquanto Sebrae, fomentar o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
O ponto alto da programação é a palestra magna “A arte de encantar para manter clientes”, com o empreendedor Valdir Novaki, o “Valdir Pipoqueiro”, que conseguiu seu espaço no mercado e se firmou como o melhor pipoqueiro do Brasil. “Estamos trazendo uma palestra do Valdir, onde queremos mostrar que é possível uma pequena empresa ter um modelo de negócios inovador, não apenas grandes empresários. Hoje ele é uma referência, o pipoqueiro que mais vende no território dele”, complementa Mendonça.
A acessibilidade também foi pensada para garantir a inclusão de mais participantes. O evento contará com intérpretes de Libras nas palestras e o atendimento ao MEI terá uma ferramenta para facilitar a comunicação com pessoas surdas.
Conhecimentos para gestão do negócio
Além do atendimento aos empreendedores, a programação inclui palestras e oficina sobre empreendedorismo, formação de preço e vendas pelo WhatsApp, por exemplo. Os interessados podem acessar o conteúdo programado no portal oficial do Sebrae, ou pelo endereço bit.ly/SemanadoMEI2023.
No dia 8, segunda-feira, das 9h às 11h, tem a palestra “Quero ser empresário, estou preparado?”. Simultaneamente, em outra sala, ocorrerá a palestra “Meu preço está certo, estou tendo lucro?”. Já às 15h, tem a palestra magna e a abertura oficial da Semana do MEI, com o empreendedor “Valdir Pipoqueiro”.
Já no dia 9, terça-feira, das 9h às 11h tem a palestra “Quero ser empresário, estou preparado?”. No mesmo horário, ocorrerá a palestra “Meu preço está certo, estou tendo lucro?”. À tarde, das 14h às 16h, tem as palestras “Como vender pelo WhatsApp Business” e “Como inserir sua empresa no Google”.
Por fim, no dia 10, quarta-feira, das 9h às 11h, tem o “Dia do Crédito”, com orientações para acesso a crédito, e à tarde, das 13h às 17h, tem o workshop “Fotografia com o celular: Crie e edite fotos incríveis dos seus produtos na palma da mão”.
Serviço – Semana do MEI em Campo Grande
Data: 8 a 10 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: Praça Ary Coelho (Rua 14 de Julho, Centro)
Investimento: Gratuito
Programação: bit.ly/SemanadoMEI2023