Alunos ficam "às escuras" após queda de energia durante prova do Encceja
Apesar do imprevisto, alunos não foram comprometidos nas provas
A queda de energia durante a aplicação da prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, no último domingo (5), preocupou candidatos que participaram da avaliação.
Pelo canal Direto das Ruas, alunos entraram em contato com a redação com receio do exame ter sido anulado ou de terem as notas comprometidas pelo imprevisto. Em nota, a SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) informou que apenas “dois participantes inscritos relataram impossibilidade para concluir a avaliação e foram certificados de que não haveria prejuízo em função do ocorrido”.
Ainda de acordo com a secretaria, segundo os profissionais presentes, no momento da falta de energia, boa parte dos estudantes já havia concluído ou terminavam as provas, já com o preenchimento do caderno de respostas já em andamento.
No contato, um aluno teria se queixado de que até celulares tiveram que ser utilizados para a iluminar as salas, situação que foi negada pela Sed que informou "ter disponibilizado lanternas para iluminação auxiliar aos inscritos".
Quando houve o incidente, ainda segundo a nota, “o fato foi informado aos órgãos responsáveis pela organização e aplicação da avaliação, além do registro em ata com o relatório sobre os procedimentos adotados”.
Segundo a direção da escola e profissionais que estavam no local, à serviço do Encceja, no momento da queda de energia, por volta das 17h (MS), foi feito o contato imediato com o Caed (Centro de Apoio à Educação a Distância) para informar sobre o ocorrido. Na sequência, os portões foram fechados para a garantia da segurança do processo e dos inscritos.
Direto das Ruas - O Campo Grande News recebeu a sugestão por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.