Após infestação, CCZ coloca iscas para acabar com ratos em bairro
Órgão diz fazer um trabalho periódico para conter roedores
Com o aumento dos casos de ratos nas residências do Tiradentes, em Campo Grande, o CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) abriu solicitação para atendimento nas ruas da região, começando pela Rua Conde de São Joaquim, nesta quinta-feira (16).
Ao Campo Grande News, a Coordenadoria informou que faz periodicamente o trabalho de instalação de iscas para controle de roedores em vias públicas e o atendimento domiciliar, com orientação e desratização. O morador pode acionar o órgão através do número 3313-5000, 3313-5001 ou pelo Whatsapp 2020-1796.
“Para evitar a presença destes animais algumas medidas simples podem contribuir, como a limpeza adequada dos quintais, evitar o acúmulo de matéria orgânica, lixo doméstico e sobras de alimento”, orienta o CCZ.
É importante ressaltar que a desratização só é feita após avaliar o local e verificar a espécie, se é ratazana, rato de telhado ou camundongo, por exemplo. Isso é necessário porque cada espécie tem um comportamento e modifica o local a ser colocado o raticida.
"Deve ser avaliado os riscos de exposição a crianças e animais domésticos caso seja instalado em locais incorretos. O órgão recomenda sempre que busque um auxílio especializado", termina a Coordenadoria.
Caso - Da Aldeia Urbana Marçal de Souza até a Lagoa Itatiaia, os moradores relatam o aumento da presença de roedores e culpam as novas instalações de esgoto. A loja da Roseley de Macedo fica em frente a um residencial de apartamentos e, por lá, até as tomadas estão sendo roídas.
“Eu só vendia as armadilhas tradicionais, tinha pouca saída. Do começo do ano para cá a procura aumentou cerca de 70%, tive até que investir no estoque e no tipos de ratoeiras. Os vizinhos relatam que eles sobem até pelo encanamento da máquina de lavar roupas e roem tudo, até as tampas das tomadas e canos”, detalha a vendedora.
Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.