Ar-condicionado estraga e turma de escola pública faz prova no pátio
Alunos da Escola Estadual Lino Villachá relatam que as salas têm pouca ventilação e uma aluna passou mal
Alunos da Escola Estadual Lino Villachá, localizada no Bairro Nova Lima, região norte da Capital, precisaram ser retirados das salas de aula por conta do calor e as provas bimestrais foram aplicadas no pátio da instituição de ensino na tarde desta quinta-feira (21).
Conforme relato dos alunos, eles estão em semana de provas e as salas de aula estão com o ar-condicionado estragado, com pouca ventilação. Por isso, mesas e cadeiras foram colocadas no pátio. Cada sala tem em média 40 alunos. Ontem, Campo Grande foi a terceira capital brasileira mais quente do dia, de acordo com o sistema de monitoramento climático do Climatempo.
"[Estamos] sem qualquer ar-condicionado e ventiladores, as salas totalmente fechadas, sem condições de até mesmo respirar la dentro. Tivemos que ter aulas fora das salas pois até alunos passando mal dentro das salas de aula tinha, por conta do calor", relatou uma estudante de 15 anos.
A adolescente precisou ser retirada da sala após uma crise de asma. "Passei muito mal, tive que ficar fora da sala de aula aguardando dar o horário da saída. Usei até mesmo minha bombinha para conseguir respirar, porque nem isso eu estava conseguindo", contou.
A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a SED (Secretaria Estadual de Educação), para relatar o ocorrido e questionar a respeito das condições em que as aulas estão sendo ministradas em meio à onda de calor. Não houve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.
Onda de calor - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta sobre a onda de calor que se instala no Brasil e prevê até risco de hipertermia (aumento da temperatura corporal, para mais de 40ºC) e morte. Os termômetros marcarão até 5ºC acima da média até a próxima segunda-feira (24), conforme o aviso que vale para todas as cidades de Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira (22), Capital pode registrar temperatura máxima de 41ºC. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar pode chegar aos 10% ao longo do dia. A orientação é sempre ingerir bastante líquido e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.
Prevenção - Para evitar ataques à saúde, a Defesa Civil faz orientações para evitar exposição direta ao sol entre as 10h e 15h. Recomenda o uso de chapéus e óculos escuros, além de roupas soltas e aplicação do protetor solar. A hidratação também será fundamental nos próximos dias.
A atenção deve ser redobrada com recém-nascidos, crianças, idosos e acamados. É preciso estar sempre oferecendo água, até se não tiver sede. Além disso, conforme a Defesa Civil, as refeições devem ser leves, com pouco condimentos e mais frequentes.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.