ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Cadeirante flagra carros bloqueando rampas de acesso a calçadas no Centro

Situação atrapalha locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e é infração de acordo com CTB

Clara Farias | 20/05/2023 12:25

Criadora de conteúdo sobre acessibilidade gravou vídeo de veículos infringindo Lei de Trânsito e bloqueando rampas de acesso às calçadas, no final da tarde de sexta-feira (19). Na filmagem enviada ao Campo Grande News, é possível verificar que havia espaço para carro estacionar há poucos metros do local. Situação ocorreu nas Ruas Pedro Celestino, esquina com a Rua Maracaju, e esquina com Antônio Maria Coelho, na região central.

Na Semana Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, ela mostra que a teoria é pouco aplicada nas ruas da Capital. Dona de 24 mil seguidores no Instagram, a servidora pública federal, Glaucia Lopes, de 37 anos, contou que utiliza uma scooter para se locomover todos os dias pela cidade e sempre encontra dificuldades.

Ela relata que muitas calçadas não possuem rampa de acesso e quando há, é preciso contar com a empatia dos motoristas, para que não bloqueiem a rampa.

Glaucia narra que a falta de acessibilidade afeta até a vontade de sair de casa. "As vezes você até repensa se vai sair de casa porque é certeza que vai encontrar alguma dificuldade", comenta.

Ela conta que utiliza as redes sociais e grava as situações como uma forma de alerta e cobrança dos órgãos públicos a respeito da acessibilidade, e responsabilização dos motoristas que infringem as Leis de Trânsito.

CTB - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, parar em cima de guias rebaixadas para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é considerada infração média, desde 2014. A multa é de R$ 130,16.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias