ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Cadeirante flagra carros bloqueando rampas de acesso a calçadas no Centro

Situação atrapalha locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e é infração de acordo com CTB

Clara Farias | 20/05/2023 12:25

Criadora de conteúdo sobre acessibilidade gravou vídeo de veículos infringindo Lei de Trânsito e bloqueando rampas de acesso às calçadas, no final da tarde de sexta-feira (19). Na filmagem enviada ao Campo Grande News, é possível verificar que havia espaço para carro estacionar há poucos metros do local. Situação ocorreu nas Ruas Pedro Celestino, esquina com a Rua Maracaju, e esquina com Antônio Maria Coelho, na região central.

Na Semana Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, ela mostra que a teoria é pouco aplicada nas ruas da Capital. Dona de 24 mil seguidores no Instagram, a servidora pública federal, Glaucia Lopes, de 37 anos, contou que utiliza uma scooter para se locomover todos os dias pela cidade e sempre encontra dificuldades.

Ela relata que muitas calçadas não possuem rampa de acesso e quando há, é preciso contar com a empatia dos motoristas, para que não bloqueiem a rampa.

Glaucia narra que a falta de acessibilidade afeta até a vontade de sair de casa. "As vezes você até repensa se vai sair de casa porque é certeza que vai encontrar alguma dificuldade", comenta.

Ela conta que utiliza as redes sociais e grava as situações como uma forma de alerta e cobrança dos órgãos públicos a respeito da acessibilidade, e responsabilização dos motoristas que infringem as Leis de Trânsito.

CTB - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, parar em cima de guias rebaixadas para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é considerada infração média, desde 2014. A multa é de R$ 130,16.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias