Incêndio em área de mata se estende desde sábado e fumaça toma conta das ruas
Morador diz que populares podem ter iniciado o fogo e precisaram sair de casa por problemas respiratórios
Área de mata no Jardim Aeroporto, em Campo Grande, foi tomada pela fumaça de um incêndio que ocorre desde a tarde de sábado (11), na esquina das ruas Serra dos Pássaros com Heitor Vieira de Almeida. Moradores da região reclamam que o fogo foi iniciado por populares e precisaram sair de casa por causa de problemas respiratórios devido à fumaça.
Valdiney Santiago, vigilante de 30 anos, contou ao Campo Grande News que o incêndio começou no final da tarde de ontem. "Geralmente populares começam esses incêndios, porque usam a área de mata para queimar lixo, e aí fica desse jeito. Precisei sair de casa com as crianças, que tem problemas respiratórios", reclama o morador.
De acordo com ele, os incêndios na região não são recorrentes, mas não é a primeira vez que acontece. Nas imagens gravadas na tarde deste domingo (12), é possível ver a fumaça tomando conta das ruas, região onde ficam várias residencias.
"Com essa onda de calor, essa fumaça fica super insuportável, não tem quem aguente", reclama Valdiney.
O morador contou que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros na tarde de hoje, já que o fogo que começou ontem, ainda não apagou e está se alastrando. Valdiney relata que as autoridades informaram que a viatura já foi solicitada.
É crime e gera multa - O uso do fogo para queimadas urbanas é crime – a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 –, por isso caso o responsável por atear fogo seja identificado ele está sujeito a sanções penais e administrativas. O Código de Polícia Administrativa do Município (Lei nº 2.909, Art. 18-A, §1º), afirma que "é vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos". As multas variam entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00, dependendo da área afetada.
Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.