Leitor flagra chuva de granizo no bairro Nova Lima
Não foi só no interior do Estado que a população viu chover granizo. Em Campo Grande, no bairro Nova Lima um leitor do Campo Grande News flagrou a chuva de granizo que caiu no início da noite desta sexta-feira (17).
O leitor Jeison de Souza Arruda coletou um punhado de granizo que caiu no quintal de sua casa no bairro Nova Lima.
Apenas um tipo de nuvem é responsável pela chuva de granizo e, de acordo com os meteorologistas, essa nuvem só se forma em regiões mais quentes, onde a temperatura é elevada e o ar bastante úmido.
O meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, explica que a medição recorde até essa semana havia sido registrada nas estações convencionais, e não nas automáticas como é hoje, no dia 17 de novembro de 1985. O recorde foi quebrado na quarta-feira (15) e ontem (16).
Outra cidade que também registrou recorde foi Coxim, a 260 quilômetros da Capital, que já ultrapassou os 42,9ºC registrados em 2006, quando a estação começou a medir a temperatura na cidade.
Ainda conforme Schneider, os últimos dias tem sido de bloqueio atmosférico, chamados por muitos de “bolha de calor”. “Na verdade é quando a concentração de ar quente é mais intensa, a direção dos ventos que deveria subir nessa época, desce e acumula o calor e aquece ainda mais”, diz.