ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Mãe questiona semana de atividades em casa para alunos com notas acima da média

Secretaria de Educação destacou que a recuperação a cada bimestre faz parte do programa Recuperar para Avançar

Por Gabriel de Matos | 03/10/2023 15:17
A instituição de ensino fica no complexo do Hospital São Julião (Foto: Alex Machado)
A instituição de ensino fica no complexo do Hospital São Julião (Foto: Alex Machado)

A Escola Estadual Padre Franco Delpiano fica dentro do complexo do Hospital São Julião, na saída para Cuiabá, região norte de Campo Grande. O período de recuperação de nota é feito ao final de cada um dos quatro bimestres e por isso, nesta semana alunos com notas acima da média permanecerão em casa com as atividades pedagógicas complementares (APCs). O gerou reclamações de uma mãe que entrou em contato com o Campo Grande News.

"São apenas alguns alunos que ficam de recuperação, os quais têm horário definido para apenas realizar uma prova de recuperação, os demais ficam uma semana toda, sem aula, em casa", disse a funcionária pública municipal, Clair Dullius, de 40 anos, que tem uma filha estudando na Escola Estadual Franco Delpiano.

Clair ainda opina que mesmo enviando tarefas para casa, não se tem um aproveitamento amplo o qual o professor pode oferecer. "Não seria melhor trabalhar o professor para que ele possa estimular, criar formas atrativas e inovar o método de aprendizagem, fazendo com que haja interesse por parte dos alunos?", questionou.

Por bilhete a escola informou que nesta semana, de 02 a 06 de outubro, desenvolverá uma importante ação: "A Secretaria de Educação nos trouxe estratégias que visam fortalecer as ações pedagógicas a fim de evitar abandono escolar e ajudar os alunos com dificuldades no processo educativo e apresentam médias baixas no terceiro bimestre e com o número expressivo de faltas, ação chamada Recuperar para Avançar".

Os pais foram informados que "neste período, os alunos acima da média permanecerão em casa com as atividades pedagógicas complementares (APCs), algumas já foram enviadas pelos professores direto para as turmas, outras serão encaminhadas aqui pelo grupo dos pais", finaliza a nota.

Justificativa - A SED (Secretaria de Estado de Educação) explica que cada escola pode aplicar o programa Recuperar Para Avançar de um modo. A estratégia tem o objetivo de reduzir a evasão escolar.

A secretaria ainda destaca que é realizada reunião com os pais/responsáveis para informá-los sobre como a unidade escolar realizará suas atividades na semana de recuperação, explicando acerca dos procedimentos da recuperação paralela, ou seja, como será a organização da escola para que essa ação ocorra.

Ao longo desse período, a secretaria orienta que a escola promova ações fora da sala de aula, como interclasses, promoção de esportes e outras alternativas aos alunos com desempenho satisfatório.

Direto das Ruas - A reclamação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias