ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Mata próxima a condomínio arde em chamas por mais de 10h

Síndico do Condomínio Villa de Castilla II, na Mata do Segredo, diz que incêndio iniciou na madrugada de hoje

Por Mylena Fraiha | 24/07/2024 17:39

Moradores do Condomínio Villa de Castilla II, do bairro Mata do Segredo, relataram que incêndio na mata da região durou mais de 10 horas. O fogo, que teve início na madrugada desta quarta-feira (24), deixou a comunidade preocupada com a extensão do incêndio, e muitos registraram a progressão das chamas em vídeo.

De acordo com o síndico do condomínio, Carlos Alberto Fernandes, mais conhecido como Carlos Macgyver, o incêndio teve início por volta das 3 horas da manhã. Os primeiros a notarem as chamas foram os próprios moradores do condomínio. O zelador do local acionou o Corpo de Bombeiros logo pela manhã.

Inicialmente, foram enviadas viaturas de apoio, mas no período da tarde, o Corpo de Bombeiros enviou equipes com abafadores para conter o avanço das chamas. À tarde, o fogo já estava próximo da Rua Brisas do Zaragoza, onde estão os condomínios residencias.

Carlos relatou que as labaredas foram finalmente extintas por volta das 16h, mas ainda restavam alguns pequenos focos. “Essa rua é o fim de tudo, é quando acaba o mato. Essa área queimada é da Mata do Segredo. Foi uma área bem grande que queimou”, explicou.

Segundo ele, essa não é a primeira vez que o local pega fogo, mas que essa foi uma das mais grandes já registrada durante o período em que morou ali. “Essa área já pegou fogo 3 vezes ao longo de um ano e meio. Então é bem recorrente. Toda vez que tem uma seca extrema assim, aquele terreno queima. Mas essa foi a maior queimada que teve, foi bem preocupante”, disse Carlos.

Carlos também comentou sobre o perigo que o incêndio representou para os vizinhos na região. “As labaredas chegavam na altura do muro e se aproximaram do condomínio vizinho. Tinha carros estacionados ali e a construção de um outro condomínio. Foi bem corrido e preocupante”.

Crime ambiental - Atear fogo em terrenos baldios é considerado crime ambiental, com multas que podem chegar a R$ 9.658. A Lei de Crimes Ambientais estabelece penalidades para queimadas, mesmo em propriedades particulares, devido aos riscos à saúde humana, à fauna e à flora.

As queimadas urbanas apresentam outros riscos graves, como a possibilidade de o fogo se espalhar para residências e edifícios próximos, comprometer a segurança no trânsito e causar acidentes graves. A população é incentivada a denunciar queimadas ilegais por meio dos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Direto das Ruas - Os vídeos chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias