ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

"Não tem solução": além de lixo, terreno virou foco de queimadas

Empresário reclama de descarte irregular de lixo e queimadas no Jardim Veraneio

Idaicy Solano | 02/07/2023 21:48

Terreno se tornou alvo de descarte de entulho e lixo e foco de queimadas, no quadrilátero das Ruas João Kussarev, Entre Rios e Água Azul, no Bairro Jardim Veraneio, atrás do Parque dos Poderes, em Campo Grande. Imagens registradas na tarde deste domingo (2) mostram galhos de árvore, sofá, entulho, lixo e restos de remédios jogados em via pública.

O empresário Tomas Teixeira da Costa, 39 anos, revela que apenas nesta semana ele flagrou quatro caminhões descartando lixo no local. "Todos os moradores já reclamaram, esse problema vem se arrastando desde 2021 e não tem uma solução efetiva".

Teixeira avalia que o descarte de lixo é pensado pelos responsáveis, pois frequentemente colocam fogo no local. “Quando pega fogo aqui na região, a chama chega a ficar com três ou quatro metros de altura. Muitos idosos mudaram para cá na pandemia, aí com essa fuligem, essa fumaça, acaba prejudicando a vida dessas pessoas”.

A reportagem entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para questionar a respeito da fiscalização e limpeza do local, mas ainda não obteve retorno diante o expediente em final de semana.

Lixo descartado no quadrilátero das Ruas João Kussarev, Entre Rios e Água Azul, no Bairro Jardim Veraneio, atrás do Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Lixo descartado no quadrilátero das Ruas João Kussarev, Entre Rios e Água Azul, no Bairro Jardim Veraneio, atrás do Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

Fiscalização - Ao ser identificado um imóvel ou lote urbano sujo, o proprietário é notificado para realizar a limpeza. A notificação é enviada via Correios por AR (Aviso de Recebimento). Após o recebimento do AR, o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para realizar a limpeza.

Passado o prazo, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para vistoria, e caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário é multado. A multa varia entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00. A Semadur não tem a competência legal de realizar limpeza de terrenos.

O descarte irregular de resíduos em vias públicas ou terrenos se configura em crime ambiental. Quem presenciar o descarte irregular de resíduos pode denunciar para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias