No meio de avenida, esgoto de cozinha industrial jorra com fezes
Trabalhadores da região alegam que o problema já ocorre há três anos e é constante
Há cerca de três anos, um esgoto vazando e o cheiro forte têm sido motivo de revolta e incômodo para quem frequenta a Avenida Costa e Silva e a Rua Luso Brasileira, na Vila Maciel. De acordo com trabalhadores da região, o esgoto entupido vaza por um cano localizado na calçada de uma cozinha industrial, e encontrar fezes escorrendo pela rua já se tornou rotina no dia a dia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Esgoto de cozinha industrial na Avenida Costa e Silva, em Campo Grande, vaza há três anos, causando mau cheiro e revolta na comunidade local. O esgoto, que contém fezes, escorre pela rua, formando poças, especialmente em dias quentes. Moradores tentam mitigar o problema direcionando o vazamento para uma boca de lobo. A empresa responsável pelo esgoto, Águas Guariroba, foi acionada, mas ainda não respondeu. Equipes foram vistas no local, mas a situação persiste. A cozinha industrial também não se manifestou sobre o problema.
Kristiano Mendez, 45 anos, operador de máquinas na região, desabafou com a equipe de reportagem do Campo Grande News sobre a situação. “Se fosse água de limpeza, era ok, mas é esgoto. Tem fezes saindo e fica uma poça d'água na esquina. Hoje ainda está fedendo pouco, mas tem dias que é pior, principalmente quando bate o sol. Fica uma poça na esquina o tempo todo”, relata.
A comunidade da região explica que o esgoto "jorra" de um cano que fica entre as duas ruas da cozinha industrial. "Por mexerem com alimentos, não era para estar assim. Na hora do almoço, piora, e há horários em que diminui, mas nunca cessa", afirma Paulo César Belmondes, 52 anos, que também trabalha na região. Esse caso foi sugerido por um leitor, que enviou uma mensagem pelo canal Direto das Ruas.
Paulo ainda explica que a própria comunidade coloca terra ou areia no local onde as fezes estão saindo para direcionar o vazamento até uma boca de lobo da região. Segundo ele, os moradores já procuraram a empresa responsável, que alega que a situação é de responsabilidade da Águas Guariroba.
A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da Águas Guariroba, que informou ter enviado uma equipe de serviços ao local para desobstrução da rede de esgoto e limpeza da calçada. Além disso, ressaltou que equipes já estiveram no mesmo endereço em outras duas ocasiões e encontraram lixo obstruindo a rede. Casos de extravasamento de esgoto ocorrem principalmente neste período de chuvas, devido ao mau uso da rede e a ligações irregulares.
Em relação à cozinha industrial, o jornal também tentou contato com a gerente do estabelecimento, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.