ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Unidade de saúde "abarrotada" exige paciência de quem busca atendimento

Espera por atendimento pode chegar a 4 horas

Liana Feitosa | 10/05/2022 16:59


Leitores relatam lotação e espera de mais de 4h por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino nesta terça-feira (10). Nos últimos dias o Campo Grande News tem noticiado movimento intenso em unidades de saúde, públicas e privadas, em toda a Capital.

A operadora de caixa Girlene Aldaves, de 42 anos, acompanhou a mãe dela em espera por atendimento das 13h até pouco mais de 16h, quando ela foi atendida. “Ela passou pelo médico e começou a tomar medicamento na veia por volta de 17h, finalmente. Ela também vai fazer um exame para saber o que tem”, contou.

Ao Campo Grande News ela também relatou que pacientes aguardavam desde às 11h quando o relógio marcava 16h. “Tem mãe aqui desde 11h com criança passando mal e pelo jeito um pediatra atendendo e um clínico”, afirmou.

Explicação - Esta equipe entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, que explicou a situação. “Historicamente há um maior volume de atendimentos que se concentra no início da semana. Como uma forma de tentar minimizar essa sobrecarga, o município tem buscado reforçar o quadro funcional destas unidades através da convocação de novos profissionais”, afirmou, em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

“Nesta terça-feira, por exemplo, a UPA Coronel Antonino conta com 26 fichas de paciente pediátricos com sintomas respiratórios - perfil este recorrente em todas as unidades de saúde”, disse ainda a nota, enviada ao Campo Grande News às 17h.

O órgão detalhou que a ficha pediátrica mais antiga que constava na unidade foi aberta às 13h33, estando ainda dentro do período protocolar de até 4 horas de espera para pacientes com classificação verde ou azul. Em relação ao movimento adulto, a ficha mais antiga que ainda aguarda atendimento foi aberta às 15h45.

“Cabe esclarecer ainda que a Sesau faz o monitoramento constante do fluxo de atendimento nestas unidades e, havendo necessidade, encaminha uma unidade/equipe de apoio para dar suporte nos atendimentos, sobretudo de casos de menor gravidade que eventualmente possuem tempo de espera maior, como está ocorrendo neste momento na unidade, com uma equipe a caminho”, completou o órgão.

Direto das Ruas - A situação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias