A partir de hoje, consumidor paga R$ 4 a mais para cada 100 kwh de energia
Cuidado com os banhos demoradores e equipamentos no stand by, alerta presidente do Concen
A partir desta quinta-feira (1º), o consumidor vai pagar R$ 4 a mais para cada 100 kwh de luz gastos. Está em vigor a bandeira vermelha, que significa que a energia é gerada com custos mais elevados, e o alerta é para não levar um susto quando a próxima fatura chegar.
Esta é a primeira vez de vigência da bandeira vermelha neste ano, situação que deve perdurar durante todo o período de estiagem. Isso porque o nível dos reservatórios das hidrelétricas fica baixo – caixa de 53% a 77%, conforme a região do País – e a demanda das termelétricas aumenta.
“Iniciamos o período seco, é sempre momento de alerta, principalmente para nossa saúde, porque a umidade cai e temos que tomar cuidado com o consumo de energia, que começa a encarecer. Ainda estamos com a temperatura amena, então nossa dica é estar atento ao chuveiro, não tomar banhos demorados, preferencialmente na posição verão”, alerta a presidente do Concen (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa-MS), Rosimeire Costa.
Outra recomendação é evitar o quanto possível manter equipamentos no stand by. “É uma energia perdida, embora o consumo seja pequeno, estão gastando energia e ao longo do ano acabam fazendo diferença substancial no gasto”, explica.