ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Acima da média nacional, inflação em Campo Grande acumula 3,54% em 2023

Capital registou a 9ª maior inflação entre as cidades apontadas no levantamento do IBGE

Por Jhefferson Gamarra | 11/10/2023 13:36
Consumidores em supermercado da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Consumidores em supermercado da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

Dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a inflação acumulada em Campo Grande, atingiu 3,54% no ano de 2023. Essa informação é parte do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que avalia a variação de preços para as famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários-mínimos em diversas regiões do Brasil.

A inflação acumulada no ano, que leva em consideração o período de janeiro a setembro, é um indicador-chave que afeta o poder de compra dos consumidores e o planejamento financeiro das famílias. A capital de Mato Grosso do Sul é 9ª com a maior elevação em comparação outras regiões do país, ficando acima da média nacional (3,5%)

Campo Grande, que representa 1,57% do peso regional no cálculo do IPCA, registrou uma variação de preços de 0,46% no mês de setembro e um acumulado de 3,54% no ano e 4,69% nos últimos 12 meses. Esse aumento nos preços impacta diretamente o orçamento das famílias campo-grandenses.

A Capital não está sozinha nessa tendência de aumento dos preços. Outras cidades, como São Paulo (3,73%), Rio de Janeiro (2,65%), e Brasília (3,63%), também registraram aumento da inflação no acumulado desde janeiro. Entre as capitais, São Luís apresenta uma das maiores inflações acumuladas, atingindo 4,02% no período.

Por outro lado, algumas cidades como Belo Horizonte (3,47%), Recife (3,36), Rio de Janeiro (2,65%) e Goiânia (2,24%) apresentaram índices mais baixos de inflação acumulada, o que pode indicar um cenário mais favorável para o poder de compra dos consumidores.

O aumento da inflação pode ter diversos impactos na economia local, afetando o custo de vida da população e a capacidade de consumo. É importante que os consumidores estejam atentos a essas variações de preços e adaptem seus orçamentos de acordo.

Nos siga no Google Notícias