ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Atraso no atendimento em bancos engrossa lista de queixas no Procon

Neste ano foram 17 fiscalizações de equipes em bancos sendo 11 autos de infração por irregularidades

Rosana Siqueira | 06/03/2020 16:57
Atraso no atendimento em bancos engrossa lista de queixas no Procon
Equipes do Procon têm recebido muitas denúncias sobre atraso em atendimento nos bancos. (Divulgação Procon)

O volume de reclamações sobre irregularidades nos serviços oferecidos pelos bancos em Campo Grande está crescendo na Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor –Procon/MS. De janeiro até hoje (6) foram 17 ações de fiscalização gerando 11 autos de infração. No acumulado do ano passado foram realizadas 148 ações de fiscalização das quais 118 culminaram com autos de infração.

As principais irregularidades cometidas pelos bancos são demora excessiva em espera, que vem sendo alvo do programa fila zero do Procon Estadual; emissão de comprovantes em papel termossensivel; desrespeito aos direitos de prioridade aos idosos com 60 anos ou mais, bem como à prioridade da prioridade para consumidores com 80 anos ou mais, portadores de necessidades especiais, autistas e mães com crianças ao colo. Há bancos que não possuem, pelo menos, as placas indicativas da existência de tais benefícios.

As reclamações dos clientes de bancos se repetem e, ao averiguar, a fiscalização constata os abusos a que as pessoas são submetidas toda vez que necessitam dos serviços prestados por estabelecimentos de crédito.

Desrespeito – Somente nesta semana, equipes do Procon autuaram duas agências do Banco Santander (Brasil) e uma do Bradesco em Campo Grande por desobediências repetidas ao Código de Defesa do Consumidor. Na terça-feira (03) a equipe atendeu a reclamações de consumidores e flagrou demora excessiva para atendimento de clientes (consumidores) tanto em caixas como nas mesas, na agência do Santander da Marechal Rondon. Além disso, nas mesas, não havia registro eletrônico do término do atendimento, o que é feito manualmente, quando solicitado pela pessoa que se sentiu prejudicada. Além disso, a incidência de emissão de comprovantes em papel termossensível, continua bastante alta.

Em outra agência bancária, desta vez do Bradesco, também localizada na rua Marechal Rondon, as irregularidades se repetiram. Clientes que necessitaram de atendimento em caixas foram obrigados a esperar por mais de 40 minutos, fato também comprovado por meio da verificação das senhas. Nessa agência se repetiu problema em relação ao atendimento em mesas, uma vez que a demora no atendimento só foi comprovado com anotação à mão quanto ao horário de saída, também vedado por Lei.

No Santander em uma outra denúncia verificada na quarta-feira (04), a demora chegou a uma hora e 48 minutos, na agência da Coronel Antonino, conforme registro na senha emitida às 14h04, tendo o atendimento se dado às 15h52 minutos de acordo com anotação realizada à mão, o que é vedado pela lei. A emissão de comprovante em papel termossensivel, foi outra irregularidade repetida.

O Procon/MS continua recebendo as denúncias dos consumidores recorrentes pela demora do atendimento nos bancos. Na presença da fiscalização houve demonstração do descontentamento de consumidores. Uma delas afirmou que “não tem jeito. Eles não se esforçam pra prestar atendimento digno aos clientes. Só acionando o Procon pra se ter esperança de melhoras”

A assessoria da Febraban foi procurada pela reportagem mas só poderá responder aos questionamentos na segunda-feira.

As denúncias podem ser feitas no Procon pelo telefone 151, das 07h até as 18h30, de segunda a sexta-feira o whatsapp (67) 9 9158-0088 ou presencial se dirigindo à sede do Procon Estadual à rua 13 de junho 930. No site procon.ms.gov.br, também está disponível o aplicativo fale conosco que pode ser utilizado para denúncias.

Nos siga no Google Notícias