ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Audiência pública na Capital discute reajuste de 11,36% da tarifa de energia

Aneel calculou índice provisório, mas percentual final depende de outros componentes e da audiência

Silvia Frias | 23/01/2023 11:31
Índice definitivo do aumento da conta de luz deverá ser aplicado a partir de 8 de abril. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Índice definitivo do aumento da conta de luz deverá ser aplicado a partir de 8 de abril. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A prevista audiência pública para discutir tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul será realizada no dia 2 de fevereiro, às 14h, no auditória do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), no Bairro São Francisco. A população terá oportunidade de debater o índice provisório, estipulado em 11,36% de reajuste.

O índice foi definido em reunião da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no dia 14 de dezembro do ano passado e, se aprovado, é aplicado pela concessionária de MS, a Energisa, a partir do dia 8 de abril de 2023.

Pelo cálculo, os 11,36% seriam aplicados aos que se enquadram em baixa tensão, a maior fatia de consumo, por se tratar de clientes das área residencial e comercial. Para os de alta tensão (industrial), o percentual previsto é de 2,77%. A média, por enquanto, é de 8,97%, a ser aplicado aos 1,08 milhão de consumidores em 74 municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião, foi esclarecido que os índices ainda não são definitivos e dependem de outros componentes que podem exercer impacto e que ainda não foram definidos. Naquela reunião, também foi divulgada a realização de audiência pública para que consumidores discutam o reajuste.

Debate – Para quem quiser participar da audiência, é preciso fazer inscrição prévia, no local, das 13h30 às 14h. O Crea-MS fica na Rua Sebastião Taveira, 268, no bairro São Francisco.

As inscrições de consumidores que desejarem se manifestar serão feitas no local, das 13h30 às 14 horas.

Além disso, é possível contribuir remotamente acessando a Consulta Pública 61/2022 no link disponível no site e redes sociais do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS). O período de contribuição vai até 17 de fevereiro.

Segundo a presidente do Concen, Rosimeire Costa, o conselho irá acompanhar a composição tarifária e pretende atuar sobre qualquer valor que possa onerar o consumidor. “É fundamental que o consumidor venha e manifeste como está o serviço em seu conjunto, para que tenhamos um fornecimento de qualidade”, disse.


Nos siga no Google Notícias