Chove e produtores da Capital iniciam plantio da soja com um mês de atraso
O atraso passa de um mês, mas só agora, depois dos últimos dias de chuva, que agricultores de Campo Grande iniciaram o plantio da soja. Apesar de ter pouca área destinada à cultura, a produção municipal deve passar das 134 mil toneladas.
Em todo o Estado o plantio começou no dia 16 de setembro e os municípios da região sul são os mais adiantados. A falta de chuva na região norte tem atrapalhado e ainda há cidades que nem iniciaram o plantio.
A média estadual na safra passada foi de 53,8 sacas por hectare, percentual bem próximo, mas abaixo de Campo Grande, que somou 54,2 sacas. Para esta safra, a projeção é de crescimento de 3% na área da de cultivo da capital, podendo chegar a 43 mil hectares.
“Para conseguirmos nos manter na oitava colocação da produtividade, dependeremos das condições climáticas durante a safra, principalmente na fase do preenchimento dos grãos, fase que determinará o desenvolvimento da safra”, pontua o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini, levando em consideração a expectativa da produtividade estadual de 51,5 sacas por hectare.