Com 1,7% de alta, comércio de MS tem 4º melhor resultado no País
Entre os 11 estados que tiveram crescimento no volume de vendas, os destaques foram Rondônia, com 8,4%, Tocantins, com 2,9%, e Acre, com 2,1%.
Ao contrário do registrado no Brasil –queda de 1,3% no volume de vendas do comércio–, em Mato Grosso do Sul as vendas no varejo aumentaram 1,7% entre agosto e setembro. Apesar o saldo positivo, houve recuo em relação ao período anterior (julho/agosto), quando a variação foi de 2%.
Também houve queda de 0,5% na quantidade de produtos comercializados no Estado nos últimos 12 meses, conforme divulgou a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (13).
Nos comparativos entre agosto de 2017 e agosto de 2018 e entre os meses de julho, a variação foi positiva de 0,3 e 0,8 respectivamente.
Nacional - Seis das oito atividades do comércio varejista tiveram queda em setembro. A venda de combustíveis e lubrificantes recuou 2% em relação a agosto, e a dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 1,2%.
Tiveram resultados positivos no volume de vendas os setores de móveis e eletrodomésticos (2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,6%).
Entre os 11 estados que tiveram crescimento no volume de vendas, os destaques foram Rondônia, com 8,4%, Tocantins, com 2,9%, e Acre, com 2,1%. Mato Grosso do Sul teve o 4º melhor resultado.