Com 5 marcas apenas, Capital quer incentivar empresas a criarem franquias
Meta é levar nomes de companhia campo-grandenses para o Brasil e melhorar renda de funcionários
Com apenas cinco nomes de peso no mercado campo-grandense, ou seja, empresas que saíram da Capital e ganharam outras cidades brasileiras, a gestão municipal quer incentivar outros empreendedores a abrirem filiais e explorarem o país. Nomes como Multicoisas, que possui 190 unidades, My Cookies, com 22, Piaseg e A Banca, ambas com 8, provam que é possível expandir um negócio.
Conforme a prefeita Adriane Lopes (PP), ações como diminuição da alíquota do imposto facilitam a gestão das empresas e ajudam a melhorar o caixa para que elas possam crescer. “Nós baixamos a alíquota do imposto de 5% para 2%, já para promover o desenvolvimento através dessas ações”. A fala foi dita durante o Encontro da Associação Brasileira de Franquias “Vamos falar de franchising?”, realizado nesta quarta-feira (20), no Parque Tecnológico.
Segundo a gestora do município, o objetivo é contemplar desde o pequeno empreendedor até os grandes. “É um evento para trazer essa consciência para os empresários da Capital. Nós estamos trabalhando desenvolvimento econômico nas suas várias vertentes. Então nós precisamos o quê? Expandir e projetar as nossas ações, que é o que nós estamos fazendo”.
O secretário da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico), Adelaido Vila, disse que a preocupação da gestão é melhorar a renda da empresa e consequentemente dos colaboradores.
"Precisa ganhar mais, precisa ter uma qualidade de vida maior, uma condição financeira melhor. Então o caminho das franquias é um caminho para todo empreendedor fazer algo assertivo. Quando eu entro para dentro de um sistema de franchising, tem todo um acolhimento técnico e toda uma roteirização daquilo que eu preciso fazer para dar certo.”
Quem palestrou no evento foram Solange Brum, fundadora O Boticário e da Quem disse Berenice, e Lindolfo Martin, dono da Multicoisas.
Dados - Conforme a prefeitura, são 1.200 franquias instaladas em Campo Grande. Elas faturaram R$ 1,4 bilhão no ano passado, o montante é 1% maior que o ano anterior. A estimativa é que a Capital tenha 1.258 operações franqueadas, 4% a mais que em 2022. Juntas, elas geram 10.861 empregos diretos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.